segunda-feira, 12 de junho de 2017

Viação Nordeste em operação na linha Fortaleza x Currais Novos

Por Fortalbus
Por mais de cinco décadas, a Viação Nordeste vem mantendo em Fortaleza as ligação com os destinos Natal, Mossoró, Assu, Lajes e João Pessoa. Sua atuação no Ceará veio expandir-se ainda no ano de 1980, quando iniciou a linha Fortaleza x Mossoró (RN), reforçando o trecho via Aracati e consequentemente aumentando sua frota e pessoal operacional.

Em 1984, a Viação Nordeste começa a operar a linha Fortaleza x João Pessoa (PB), passando desde então, a fazer a ligação entre Fortaleza e mais uma capital do nordeste. Em 1989, passa a operar a linha Canindé (CE) x Natal (RN), que atualmente possui partidas todas às sextas-feiras.

No auge dos anos 90, a Viação Nordeste iniciava as operações da linha Fortaleza x Currais Novos, partindo diariamente as 05:00 da manhã em ambos os sentidos. Essa linha pretendia ser mais uma alternativa para os passageiros que viajavam para Mossoró, atendendo também uma demanda existente entre as cidades de Mossoró e Currais Novos.

Localizada há cerca de 445 km de Fortaleza, a cidade de Currais Novos fica no Seridó potiguar, uma região sem atendimento direto de ônibus rodoviários ligando a capital cearense. Buscando se firmar neste mercado a Viação Nordeste escalava sempre os mesmo modelos de ônibus, na sua maioria era os Monoblocos O-371 e O-400.

Infelizmente essa linha deixou de operar anos depois, mais precisamente em 2004, após apresentar uma queda na frequência de passageiros e por problemas com a ANTT, a agência reguladora da linha. Mesmo com essa baixa, a Viação Nordeste não deixou de acreditar no mercado cearense, a abriu mais um horário na sua principal linha, Fortaleza x Natal via Mossoró.

Com o encerramento das operações da linha Fortaleza x Currais Novos, os veículos fixos da linha foram transferidos para a matriz em Natal, iniciando assim as linhas intermunicipais da Viação Nordeste dentro do Rio Grande do Norte. Nesse momento, a filial Fortaleza se destacava por ter a frota mais moderna da empresa.

4 comentários:

  1. Ja pensou a viacao nordeste operando as linhas do ceara for x itaicaba passando por jaguaruana russas e enfim outras cidades do vale eu gostaria muito que ela operasse muito aqui pq ela tem muitos onibus bons bem que ela poderia investir nestas linhas que sao a maior demanda

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que a viação nordeste estivesse tão bem, quanto a expresso nordeste do estado do Paraná. Desejo sucesso a viação nordeste.

    ResponderExcluir
  3. O Fernando á Viacao Nordeste está caindo aos pedaços

    ResponderExcluir
  4. E digo mais a frota desta empresa e pior do que a da São Benedito

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados