terça-feira, 18 de julho de 2017

As operações da Empresa Litorânea nas linhas metropolitanas de Fortaleza

Por Fortalbus
Durante um curto período de operações, a Empresa Litorânea atuou por sete anos nas linhas metropolitanas de Fortaleza, tendo como sua principal área de atuação as linhas que ligavam a capital cearense aos distritos de São Gonçalo do Amarante. A Empresa surgiu em 2004, após uma cisão da Brasileiro Transporte e Turismo, onde várias linhas foram transferidas para a Litorânea Viagens e Turismo.

Nesta ocasião, a Empresa Litorânea permaneceu com a mesma identidade visual da sua matriz, ostentando a famosa pintura do cacto, símbolo da Brasileiro Transporte e Turismo, empresa que foi responsável pelo desenvolvimento da região por várias décadas. 

As linhas metropolitanas da Empresa Litorânea tinha origem no Centro de Fortaleza com destinos para Taíba via Pecém, São Gonçalo do Amarante, Salgado, Serrote e Siupé via Taíba. No começo das operações, a frota de ônibus da Litorânea eram só de rodoviários, oriundos ainda da Brasileiro.

Como as linhas eram metropolitanas, a Empresa Litorânea começou a diversificar sua frota, com veículos rodoviários e semi-urbanos. Visando ter mais agilidade e economia, a empresa começou a investir em veículos urbanos semi-novos.

Em 2009, a empresa fez sua única aquisição de veículos novos destinado para as operações metropolitanas, trata-se de dois ônibus Marcopolo Torino com chassis Mercedes-Benz OF-1722, que receberam os prefixos 050 e 055, além de ostentar uma nova identidade visual.

Após sete anos de atuação, a Litorânea Viagens decide vender suas linhas metropolitanas para a Fretcar. No segundo semestre de 2011, a Fretcar começou a operar as linhas de São Gonçalo do Amarante, ampliando assim sua participação no setor metropolitano. 

Naquele momento, a Fretcar utilizou alguns veículos da Litorânea, com um adesivo indicando que os veículos estavam "a serviço", enquanto não ocorriam a normalização das operações. Como os Torinos tinha pouco tempo de uso, eles foram transferidos para a frota da Fretcar, estando em plena atividade na empresa até hoje.

Um comentário:

  1. Eu queria que vocês do fortalbus reinvidicasse as empresas de ônibus que digam quais são as linhas que estão operando no momento.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados