segunda-feira, 24 de julho de 2017

As operações do Grupo Progresso no Ceará

Por Fortalbus
A Empresa Auto Viação Progresso S/A é uma tradicional empresa de ônibus rodoviário com forte atuação na região Nordeste, cobrindo todos os estados da região. Fortaleza é a única capital nordestina onde a Progresso S/A não opera, tendo suas operações estão concentradas na região centro sul do Ceará, atendendo as cidades de Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo.

Nas últimas três décadas houveram várias tentativas para a Progresso S/A atuar em Fortaleza, um desses momentos foi o processo de seleção e sorteios realizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde permitiu o crescimento de várias empresas. 

A presença do Grupo ADTSA em Fortaleza, grupo na qual a Progresso S/A faz parte se limitou apenas ao setor de cargas, prestando suporte as Lojas Esplanada, tendo suas operações de cargas e encomendas encerradas.  Atualmente o grupo pernambucano ADTSA, opera em Fortaleza através das concessionárias Silcar (Chevrolet), Welle Motors (BMW e Mini),  Pigalle (Citröen) e Regence (Renault).

Hoje as operações da Progresso S/A no Ceará ocorrem através das linhas Crato x Maceió, Crato x Recife, Iguatu x Caruaru, Iguatu x Recife, além das rotas Natal x São Luís e João Pessoa x São Luís que cortam parte sul do estado.

A Progresso cresceu muito com o encerramento da Auto Viação Princesa do Agreste, empresa conhecida no estado, pela ligação que a empresa tinha com a capital da fé (Juazeiro do Norte) com a capital pernambucana. Hoje a linha é operada pela Viação Cruzeiro, empresa também pertencente ao grupo ADTSA.

Novas aquisições da Progresso 
A Progresso S/A é reconhecida pela inovação e pioneirismo na região, em meados do século 20 a empresa teve participação intensa na evolução dos transportes rodoviários da América Latina, discutindo temas com as grandes empresas do setor. 

Hoje ela é conhecida pela tradição dos ônibus Double Decker trazendo o chassi Scania associada a suas operações. Com isso a Progressso S/A está renovando sua frota com 10 unidades do modelo Marcopolo Paradiso 1800 DD. Um dos ônibus desse lote vem trazendo o novo conceito gráfico da empresa, um protótipo que busca integrar com excelência a tradição de 85 anos de história com a modernidade.

O layout vem pautando a concepção da nova identidade institucional da Empresa Auto Viação Progresso S/A,  resgatando a elegância, personalidade e eficiência em seus veículos com chassi Scania K 440 IB 8x2. Essa aquisição também vem chamando a atenção por conta do retorno da adoção de dois serviços (Leito e Executivo) em um mesmo veículo, fato que não vinha ocorrendo há muitos anos.

4 comentários:

  1. No Maranhão há um equilíbrio interessante entre a Progresso e a Guanabara.A Guanabara indiscutivelmente possui mais veículos que a Progresso, porém, em linhas interestaduais uma possui cinco linhas e a outra três linhas. Guanabara (São Luís/Fortaleza; São Luís/Teresina; São Luís/Parnaíba; Imperatriz/Fortaleza; Imperatriz Teresina). Progresso (São Luís/Recife; São Luís/Natal via João Pessoa;São Luís/Marabá). Em número de linhas intermunicipais a Guanabara leva vantagem, entretanto, as linhas intermunicipais mais prósperas do estado estão com a Progresso (São Luís/Imperatriz; São Luís/Balsas).

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados