quarta-feira, 19 de julho de 2017

Os ônibus com chassi Scania que se destacaram na frota da Guanabara

Por Fortalbus
Em 25 anos de operações, a  Expresso Guanabara conquistou a confiança do mercado com  a maior frota de ônibus rodoviário do Norte e Nordeste, e também conhecida pela trajetória de liderança, pioneirismo,  inovação, qualidade e confiança que conquistou junto ao mercado. Sua imagem é sempre associada a marca Mercedes-Benz que hoje ocupa 100% da sua frota, mas nem sempre foi assim.
Scania da Expresso de Luxo comprado pela Guanabara em 1992
A Expresso Guanabara iniciou suas atividades em 1992 com a compra da Expresso de Luxo, cliente frequente da marca Scania. Com o passar dos anos e em constante fase de crescimento e expansão de suas operações, a Empresa ampliou sua participação no mercado adquirindo novas empresas de ônibus com linhas e operações estratégicas para a Guanabara. 

Algumas dessas empresas adquiridas tinha uma grande porcentagem de veículos da marca Scania em sua frota. No início de suas operações, a Guanabara utilizou veículos Scania da Expresso de Luxo, o mesmo ocorreu com outras empresas, como a Transparaíba, que até 1995 operava linhas de João Pessoa para todos os municípios do sertão Paraibano. 
Scania da Transparaíba adquirida pela Guanabara em 1995
Em meados de 1996, a Guanabara compra parte operacional e algumas linhas da Boa Esperança, como João Pessoa x Imperatriz, João Pessoa x Belém, Recife x Marabá, e Teresina x Belém. Em 1998, adquire a Vipu, expandindo suas linhas de Fortaleza e Sobral para cidades como Brasília, Goiânia e interior da Bahia. 
Scania que pertenceu a Vipu, com essa compra a Guanabara iniciou as operações para o Centro-Oeste
Em 2000, adquire também a Expressul, empresa com linhas para região de Iguatu, no Ceará. Em 2001, compra a parte rodoviária da Expresso Timbira que operava linhas no Ceará, Piauí, Maranhão e Pará e, em 2005, a Guanabara adquire pela segunda vez algumas linhas operadas pela Boa Esperança.

Tanto na aquisição da Boa Esperança, Transparaíba, Expressul e Vipu, a Guanabara utilizou ônibus Scania dessas empresas para manter a operação das linhas enquanto aguardava a chegada de novos ônibus para promover uma completa renovação de sua frota. Esses veículos operaram pouco tempo, também deixando sua contribuição na história da empresa.
A Guanabara comprou dois lotes de linhas da Boa Esperança em 1996 e 2005
Hoje, a Guanabara mantém uma política de renovação constante da sua frota formada por cerca de 420 veículos com idade média de apenas dois anos, uma das mais baixas do País. Os modelos dos ônibus são de última geração Mercedes-Benz, sintonizados com as tecnologias de ponta em mecânica, design e conforto, oferecendo mais segurança e comodidade aos usuários. 

Todos os ônibus da Guanabara passam por um sistema de manutenção controlado através de software desenvolvido especificamente para controle de grandes frotas. A Guanabara também dispõe de garagens e pontos de apoio nas principais cidades da Região Norte, Nordeste e Centro Oeste, exatamente para oferecer o máximo de segurança durante as viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados