quinta-feira, 10 de agosto de 2017

As maiores e menores linhas de ônibus urbanas em Fortaleza

Por Fortalbus
A cidade de Fortaleza é a quinta maior cidade do Brasil e grande parte da população faz uso do transporte coletivo urbano, através das suas 262 linhas, 575 itinerários e quase 5 mil paradas, tudo isso operado com uma frota de 2.096 ônibus. Com tantas opções e possibilidades, é compreensível que muitos usuários desse transporte coletivo desconheçam algumas peculiaridades que fazem parte desse sistema em sua operação.

Como o nome já diz, as maiores linhas urbana de Fortaleza é a 051-Grande Circular 1 e 052-Grande Circular 2, com aproximadamente 62 km de extensão. Por se tratar de um itinerário circular, as linhas operam rotas contrárias uma da outra, atendendo quatro dos sete terminais Antônio Bezerra, Papicu, Siqueira e Messejana.

O Grande Circular 1 e 2 percorrem algumas das principais avenidas da capital, servindo diversos bairros como Praia do Futuro, Serviluz, Mucuripe, Náutico, Aldeota, Meireles, Centro, Pirambu, Colônia, Barra do Ceará, Antonio Bezerra, João Arruda, Henrique Jorge, João XXIII, Bom Sucesso, Siqueira, Parque São José, Mondubim, José Walter, Jangurussu, Messejana, Seis Bocas, Edson Queiroz e Papicu.

Uma volta completa nessa linha leva quase 3 horas de duração, a maior parte da frota circula entre 4:30 da manhã e meia noite, após este horário somente o “corujão”. Dos bairros mais nobres aos mais populosos, a paisagem muda radicalmente ao longo do trajeto, passando também por pontos turísticos da bela capital cearense.

Desde a sua criação em 1991, era nítida a importância da linha Grande Circular na vida dos fortalezenses, já que a linha une os pontos extremos da cidade. As estatísticas comprovam até hoje que é um dos transportes mais populares do Estado, difícil conseguir superá-lo na quantidade de passageiros e de bairros atendidos. Pessoas de diversos lugares utilizam o serviço para ir ao trabalho, lazer, escola, entre outros.

No seu auge as linhas Grande Circular 1 e 2 chegaram a operar juntas uma frota de 98 ônibus, mas devido aos pontos de trânsito caótico em Fortaleza, a linha foi desmembrada em 2009 com a criação da linha 097-Antônio Bezerra/Siqueira. Em 2010, ocorreu uma nova mudança com a entrada de mais quatro linhas que entraram em operação, fazendo parte do itinerário do Grande Circular. Duas novas linhas passaram a circular pela Av. Perimetral; 082-Antônio Bezerra/Messejana via Perimetral e 084-Siqueira/Messejana. 

Outras duas linhas passaram a auxiliar pela Av Washington Soares: 050-Siqueira/Papicu via Washington Soares e 053-Messejana/Papicu via Washington Soares. Além destas, existe também a 092-Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema, 016-Cuca/Barra do Ceará e 711-Barra do Ceará/Cais do Porto passando pelas Avenidas Beira Mar e Leste Oeste. Hoje a linha Grande Circular 1 e 2 continuam em plena operação, com uma frota de ônibus reduzida e dando um enorme suporte para as linhas filiais.

As pequenas linhas de ônibus em Fortaleza
Na contramão da gigante Grande Circular, também se destacam as menores linhas de ônibus em Fortaleza, nesse caso selecionamos duas linhas delas a 020-Campus do Pici e 040-Parangaba/Lagoa. Essas duas são importantes para alimentar o sistema, principalmente porque atendem demandas diferentes e com uma frota pequena, de acordo com o percurso operado.

A Linha 020-Campus do Pici foi criada para gerar uma maior viabilidade aos estudantes que fazem uso da Universidade Federal do Ceará. Seu itinerário começa no portão central da universidade e segue até os vários núcleos educacionais, sempre dando suporte as linhas que trafegam na entrada da universidade por meio da integração via cartão eletrônico. 

A linha 020-Campus do Pici opera nos dias úteis da UFC, de segunda à sexta das 06:00 às 22:30, e nos sábados das 06:00 às 12:30. Todo o percurso da rota tem em média 1,7 km, gastando 12 minutos para realizar toda linha, com intervalo estimado entre os veículos de 6 minutos.

Agora, outra linha pequena, mas de extrema importância para o Sistema integrado de transportes em Fortaleza é a 040-Parangaba/Lagoa. Ela é a única linha que realiza o percurso entre os Terminais integrados da Parangaba com o Lagoa, durante os horários de 04:20 às 00:20.

O fluxo de passageiros dessa linha é intenso e em grande parte do dia, a linha opera com superlotação, mesmo com a curta distância entre um ônibus e outro. Todo seu percurso tem a extensão de 1,2 km, mas ela é responsável por alimentar mais de 85 linhas de ônibus, que representa a demanda dos Terminais Lagoa e Parangaba. 

Por se tratar de uma linha com embarque e desembarque só nos terminais integrados, os veículos que operam nessa linha não fazem uso de catracas, e podendo ser utilizada as três portas do ônibus para garantir o grande fluxo de usuários.

Independente do tamanho e demanda dessas linhas, a reportagem mostra a importância delas para garantir toda a funcionalidade do nosso sistema de transporte urbano, que por dia transporta mais de 1,1 milhão de pessoas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados