terça-feira, 29 de agosto de 2017

O ônibus Ciferal Jardineira que fez história na Empresa Iracema

Por Fortalbus
Durante 60 anos de existência, o nome Iracema serviu de inspiração para uma pioneira no transporte coletivo de passageiros de Fortaleza. A valente Empresa Iracema, que prestou serviços à população com seus inesquecíveis ônibus de pintura branca e um verde em forma de asa, também era marcante sua presença nas linhas que atendiam as praias de Iracema, Beira Mar e Praia do Futuro. 

Por conta da sua área de atuação, a Empresa Iracema inovou ao oferecer um serviço diferenciado de transporte para aqueles que desejavam ir para a orla da capital. Tratava-se da Jardineira, um ônibus de janelas panorâmicas e charmosos assentos de madeira, com modelo de aplicação urbana turística desenvolvida na década de 1980 pela antiga Ciferal. 

Para festejar o seu 50º aniversário, a Empresa Iracema foi a primeira operadora de ônibus a trazer o modelo Ciferal Jardineira para o Ceará, veículo urbano especial que passou a operar exclusivamente na 910 - Linha Praia/Circular. Os três ônibus tinham motor traseiro Mercedes-Benz OH-1313, janelas panorâmicas e pintura desenvolvida exclusivamente para o modelo. 

Com capacidade para transportar 30 passageiros sentados com visão panorâmica, seu itinerário tinha como finalidade propiciar o atendimento aos usuários e hóspedes dos hotéis e pousadas situadas na Avenida Beira-Mar, Meireles, Praia do Futuro, Praia de Iracema, Monsenhor Tabosa que desejavam embarcar num ônibus diferenciado, desfrutando do clima da cidade.

Um comentário:

  1. Bom dia pessoal, corrigindo a a informação, todas as jardineiras que a empresa Iracema possuiu, eram plataformas re-encarrocadas oriundas de onibus O-362, e não chassis OH como informado. Um abraço a todos da Fortalbus.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados