terça-feira, 15 de agosto de 2017

Pinturas, cores e símbolos adotados pela Expresso Guanabara em 25 anos

Por Fortalbus
A Guanabara nasceu com a convicção de que, para ser uma empresa competitiva, não bastaria oferecer o melhor o melhor serviço. Seria preciso também investir na construção de uma imagem para transmitir à sociedade os benefícios dos seus atributos como uma empresa capaz de se diferenciar das demais.

A primeira pintura em 1992, seguia o padrão oriundo da Viação Normandy e era predominantemente branca, com uma linha vermelha circundando o ônibus e duas linhas em formato de ponta de flecha nas laterais, uma vermelha e outra azul.

O símbolo era simples, com duas elipses, uma na cor azul e outra vermelha, que sugeria movimento com segurança, conforto e rapidez, em todas as direções. O logotipo trazia ainda o nome da empresa estampado em azul com os nomes “Expresso Guanabara”.

Quatro anos mais tarde, em 1996, a Guanabara faz a primeira evolução, o azul ganhou mais espaço nas faixas laterais e o nome da Guanabara passou a ser preto. E sua marca adotou setas em vez de elipses em função do slogan “Conforto indo e voltando” e passando a pintar o nome “Guanabara” na cor azul, mudança realizada pela Fábrica de Comunicação contratada pela empresa naquele ano.
Em 2000, a Guanabara empreendeu uma segunda mudança, dessa vez ainda maior, desenvolvida pela agência de publicidade Verve, na qual as duas setas ganharam um novo visual. Sob um fundo vermelho de forma oval, as duas setas ficaram mais grossas e vazadas, reforçando a ideia de movimento e do conceito “indo e voltando” do slogan.

Após cinco anos, em 2005, com a evolução da linguagem gráfica e a expansão da empresa no mercado, a Guanabara fez uma renovação profunda na comunicação visual. Na nova concepção gráfica, saíram as setas e o logotipo passou a ter mais destaque, além da letra “G” em evidência. Era uma proposta inovadora, com uma tipografia moderna, que fez muito sucesso quando lançada.

Neste ano também, a Guanabara realizou uma profunda transformação na estética dos veículos, introduzindo características completamente diferentes: uma nova tonalidade de azul, que foi denominado azul Guanabara, passou a ser a cor predominante; o preto ganhou espaço para ampliar a percepção das janelas panorâmicas; o branco e o vermelho passaram a ser usados apenas em detalhes. Na pintura foi incluído o nome da respectiva classe do serviço (Galant, Genesis e Glamour).

Em 2015, a Guanabara recebia dois veículos de prefixos 578 e 579, demostrando um protótipo do que seria a nova e atual identidade visual adotada pela empresa. A partir da aquisição de 2016, a frota  já ostentava  uma pintura que valoriza ainda mais o azul e consagra a marca consolidada nos últimos dez anos. 
O “G” da marca cresceu e ganhou mais área nas laterais, porém ficou mais leve. A assinatura com o nome da empresa é reposicionada nas laterais. O preto ganha destaque na traseira e na parte da frente do carro até a altura das lanternas. 

Apesar das mudanças profundas na pintura e logomarca nesses 25 anos de estrada, a Guanabara preservou sua identidade, sem prescindir das inovações tecnológicas tão necessárias na sua área de atuação, demonstrando profundo respeito pelo público que atende sem desviar da sua missão que é “Prestar serviços de qualidade em transportes de pessoas, através de sistema de gestão, ética, respeito ao social e ao meio ambiente obtendo o lucro necessário a sustentabilidade do negócio.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados