terça-feira, 19 de setembro de 2017

35 anos das operações da Empresa N. S. da Penha no Ceará

Por Fortalbus
A Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha está completando 35 anos de atividades em terras cearenses. O ingresso operacional da empresa no Ceará ocorreu no início dos anos 1980, ainda na gestão do Grupo Itapemirim. Durantes esses anos as suas operações eram sempre associadas a Viação Itapemirim, mas com o tempo a empresa criou sua identidade com a região.

Em 1982, a Empresa Nossa Senhora da Penha ganhava terreno através das linhas Fortaleza x Rio e Fortaleza x São Paulo. Nessa época a Penha escalou a sua mais nova novidade para atender o mercado de Fortaleza, com veículos personalizados "Superbus", carroceria desenvolvida pela Tecnobus especialmente para o Grupo Itapemirim.

O veículo "Superbus I" era montado sobre plataforma Mercedes-Benz O-364 e motor O-355 de 6 cilindros, sendo concebido a partir da experiência do operador no início da década 1980. Suas janelas eram adaptadas do Monobloco O-355, assim como outras partes do veículo. Com passar dos anos a Empresa Nossa Senhora da Penha foi ampliando suas atividades na região através das linhas Fortaleza x Salvador, Fortaleza x Pelotas, Fortaleza x Santos, Sobral x São Paulo e Sobral x Rio de Janeiro.

Em 2007, Grupo Áurea que pertence à família Constantino, controladora da companhia aérea Gol, anunciava a incorporação da Penha por R$ 120 milhões. Desde então, a Penha começou a caminhar sozinha, deixando toda a estrutura operacional do Grupo Itapemirim na região, fazendo com que a empresa tivesse um custo extra através de parcerias para manter suas operações.

Nestes 35 anos de atividades no Ceará, a empresa adotou três identidades visuais em seus veículos, desde a tradicional pintura Verde e Branco, sendo essa a principal responsável pela lembrança de seus viajantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados