segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Conheça as novas tecnologias dos Double Deckers adquiridos pela Guanabara

Por Fortalbus
A Expresso Guanabara está em plena comemoração dos seus 25 anos de operações.  Neste período a empresa alcançou a excelência no transporte rodoviário, surpreendendo a população nordestina ao disponibilizar desde 1992, ônibus com ar condicionado, sem cobrar nada a mais por isso. A empresa com sede em Fortaleza/CE começou operando 12 linhas interestaduais interligando os passageiros através das linhas Fortaleza x Recife, Fortaleza x Teresina, Fortaleza x Parnaíba, Fortaleza x São Luís, Fortaleza x Imperatriz, Fortaleza x Caxias, Fortaleza x Campina Grande, Fortaleza x Sousa, Recife x Mossoró, Camocim x Parnaíba, Sobral x Teresina e Sobral x Parnaíba. 

Um marco importante alcançado pela Guanabara nos últimos anos, foi a chegada dos ônibus Double Decker. Dos 400 ônibus hoje presentes na frota da Expresso Guanabara, 34 veículos Double Decker chamam atenção por ser do modelo top de linha de dois andares nas classes leito e executivo. Os veículos nominados de Galaxy contam com monitores individuais no serviço leito e coletivo no executivo, com iluminação interna em LED, wi-fi, ar condicionado e carregadores de celular. 

Dos 34 ônibus do modelo Paradiso G7 1800 que estão na frota da Guanabara, quatro desses novos Double Deckers adquiridos por último, são equipados com novos e revolucionários dispositivos eletrônicos voltados à segurança operacional dos veículos, elevando ainda mais as condições de circulação e a segurança dos passageiros. São eles o sistema AEBS de frenagem de Emergência, sistema de Aviso de Faixa LDWS, Sistema antipatinação ARS, sistema eletrônico de estabilidade ESP, piloto automático, sistema antitombamento, todos dispositivos voltados à segurança.

No caso, devem ser destacados o AEBS, Advanced Emergency Braking System, que é um sistema de frenagem de emergência,e o LDWS, Lane Departure Warning System, que é um sistema de aviso de faixa. Ambos são recursos inéditos de auxílio à condução do ônibus. O AEBS utiliza diversos sistemas do veículo para minimizar os efeitos de um eventual acidente. Quando o sistema detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do ônibus por meio de avançados recursos de frenagem.

Por exemplo, ele avalia as condições do tráfego à frente e as velocidades dos veículos. Se houver risco de colisão,o AEBS ativa um alerta visual e sonoro. Em seguida, faz uma leve intervenção nos freios e, se necessário, dá uma freada de emergência. Tudo isso significa mais segurança para os passageiros, o motorista e os demais veículos na estrada. 

Já no LDWS, Lane Departure Warning System, ou sistema de Aviso de Faixa, uma câmera montada no parabrisa detecta a posição do ônibus em relação às faixas da estrada, à direita e à esquerda. Sempre que ocorre uma mudança não intencional onde houver marcação na pista, o motorista é imediatamente alertado por um aviso sonoro e visual, ou, opcionalmente, por uma sensível vibração da poltrona.

A cada dia que passa a Guanabara está atendendo novos destinos através do serviço Galaxy. Além dos novos destinos, os veículos de Double Decker estão operando novos horários diurnos em algumas rotas, oferecendo um alto padrão de conforto, sofisticação e segurança para os passageiros. 

Hoje os clientes da Guanabara podem desfrutar dos veículos Galaxy Double Decker nas seguintes rotas: 

Fortaleza x Natal        
Fortaleza x Imperatriz
Fortaleza x Recife
Fortaleza x Parnaíba
Fortaleza x Teresina
Fortaleza x Belém
Fortaleza x Crato via Juazeiro do Norte
Teresina x São Luís
Teresina x Luís Correia via Parnaíba
Teresina x Belém
São Luís x Parnaíba
João Pessoa x Crato
João Pessoa x Cajazeiras

Um comentário:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados