terça-feira, 19 de setembro de 2017

Etufor amplia a oferta de linhas de ônibus no Centro de Fortaleza

Para melhorar o fluxo de ônibus, facilitando o ir e vir dos usuários, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), aumenta a oferta de linhas na Rua General Sampaio e inicia a operação de faixa exclusiva na via. Marcando o Dia Mundial Sem Carro, a faixa exclusiva compreende o trecho entre a Rua Meton de Alencar e a Rua Castro e Silva, chegando a 1,2 quilômetros de faixa. Com a implantação, Fortaleza contará com 100,10 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus.

A faixa exclusiva é essencial neste trecho, pois o conflito de carros, ônibus e pedestres dificulta o fluxo na área, que é essencialmente comercial. A Etufor já realizou testes na área, e a velocidade operacional dos ônibus chegava a 2,3 Km/h. Com a faixa, os ônibus que vêm da Avenida da Universidade em direção ao Centro serão beneficiados pela intervenção, atendendo a 64 mil passageiros/dia que trafegam em 145 ônibus/hora, oriundos das 23 linhas de transporte coletivo que passam a trafegar pela via.

A priorização do ônibus proporciona diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes.

Linhas que passam a operar na Rua General Sampaio:
355 – Siqueira/José Bastos
390 – Parangaba/João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados