segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Lançamento: Veja os ônibus com cápsulas Leito que rodam nos Estados Unidos

Desde julho, uma linha de ônibus de luxo, operando carros de dois pisos equipados com o que se convencionou chamar de cápsulas-leito, e com um lounge no andar superior, está operando viagens noturnas entre as cidades norte-americanas de Los Angeles e São Francisco. A não ser pelas cápsulas leito, não é nada de tão diferente em comparação com os ônibus e serviços das empresas brasileiras, que operam com DD. Mas sempre é uma ideia nova.

Além do ônibus de dois andares e dos avançados equipamentos de segurança, um aspecto do serviço norte-americano que se aproxima bastante daquele prestado pelas empresas brasileiras é o empenho da operadora em oferecer na linha entre Los Angeles e São Francisco as melhores condições para que os passageiros embarquem, se acomodem convenientemente, mergulhem numa jornada de sono ou descanso reparador e só acordem no dia seguinte, ao término da viagem, prontos até para trabalhar, se for o caso. Não por acaso, é considerável o percentual de passageiros executivos que viajam nesse ônibus.

Denominada Cabin, a companhia americana empenha-se também em oferecer aos passageiros, muitos deles executivos, entretenimento com monitores de TV individuais no interior das cápsulas-leito e monitores também no lounge com poltronas bem confortáveis e adequadas a uma permanência relaxante, que pode, inclusive, prolongar-se pela viagem inteira.

Obviamente, no caso das companhias brasileiras, existem diferenças em relação às operações nos Estados Unidos, mas, provavelmente, podem ser diferenças a favorecer o passageiro brasileiro, pois se tratam de mais comodidades e criativos itens de conforto como as tomadas individuais para carregamento de aparelhos eletrônicos, sinal wi-fi ao longo de toda a viagem, múltiplas possibilidades de reclinação das poltronas, sistemas audiovisuais com rádio MP3 e DVD etc. 

Outra diferença notável são os ônibus especialmente configurados para oferecer, simultaneamente, mais de um tipo de serviço no mesmo veículo, como, por exemplo, executivo e leito cama. Ou seja, mais de uma alternativa para o passageiro.

Nos aspectos relacionados à segurança dos veículos e dos passageiros, as montadoras e encarroçadoras brasileiras vem colocando no mercado, com o endosso entusiástico das operadoras, múltiplos avanços tecnológicos como os sistemas de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus, sistemas de frenagem de emergência, sistemas automáticos de aviso de faixa e de obstáculos à frente do ônibus, suspensões eletronicamente controladas, controles eletrônicos de estabilidade, sistemas antitombamento e muitos mais.

Avanços importantes como o monitoramento permanente dos ônibus ao longo dos itinerários, com auxílio dos sinais de satélite, há muito tempo já fazem parte da rotina operacional das companhias brasileiras. Da mesma forma, procedimentos simples como as revisões periódicas e minuciosas dos veículos, o controle sistemático da quilometragem rodada e a prioridade às manutenções preventivas são medidas rigidamente observadas e incorporadas à rotina das empresas. 
Com informações: Abrati

Um comentário:

  1. Lembrou, de alguma forma, os hotéis-cápsula japoneses. Conforto e privacidade em espaços bem reduzidos.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados