sábado, 23 de setembro de 2017

Ônibus intermunicipais no Estado de São Paulo terão licitação

A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) publica a prévia do edital de concessão internacional para o sistema de transporte intermunicipal de passageiros no Estado de São Paulo na segunda-feira (25). A licitação irá remodelar totalmente o atual sistema, hoje operado por 100 empresas – algumas, com permissões há mais de 30 anos. 

O novo modelo propõe que a operação seja feita por cinco concessionárias, em cinco áreas do Estado, o que aumentará a viabilidade econômico-financeira das concessões e do sistema, segundo avaliação da Artesp.

As cinco áreas de operação têm ligações distintas que não competem entre si e os licitantes poderão apresentar propostas para mais de um lote. 

Poderão participar empresas e consórcios nacionais e estrangeiros, inclusive compostos pelos atuais operadores, desde que atendidos todos os requisitos de qualificação previstos no edital. 

Não há restrição quanto à composição dos consórcios, apenas quanto à participação de uma mesma empresa em mais de um deles. Serão licitadas todas as linhas suburbanas e rodoviárias, exceto as de regiões metropolitanas, reguladas pela EMTU. A maior oferta definirá os vencedores.

A concessão será válida por 15 anos e empresas deverão investir cerca de R$ 3,6 bilhões pelas empresas para cumprir com as exigências operacionais, entre elas a modernização da frota, cujos veículos não poderão ter idade superior média a 5 anos. 

Os novos ônibus deverão oferecer wi-fi gratuito e obrigatoriedade de ar-condicionado nos veículos com percursos de longa distância, por exemplo.
Com informações: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados