terça-feira, 19 de setembro de 2017

Os famosos ônibus Scania utilizados pela Soletur Turismo

Por Fortalbus
Quem nasceu nas décadas de 70, 80 e 90 já deve ter se deparado com alguma agência, propaganda ou ônibus da operadora Soletur - Sol Agência de Viagens e Turismo, uma das maiores operadoras de turismo da América Latina entre 1964 e 2001. 

A Empresa de turismo tinha sua matriz no Rio de Janeiro e várias filiais espalhadas pelo Brasil, sendo as principais delas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, Curitiba, Porto Alegre, Londrina, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Salvador e aqui em Fortaleza. A Soletur possuía ainda cinco hotéis de lazer próprios, bem como uma estrutura de receptivo em Nova York nos Estados Unidos.

O início das atividades da Soletur ocorreu com venda de pacotes turísticos para viagens entre o Rio de Janeiro e as cidades históricas de Minas Gerais. Nessa época o proprietário e fundador da Soletur Turismo, Carlos Guimarães alugava os melhores ônibus disponíveis na época, sem ar condicionado, toilette, nem microfone. E ele mesmo fazia o papel de guia turístico.

Com o passar dos anos, a procura por pacotes turísticos amentou e a Soletur começou a realizar viagens terrestres para todo Brasil e países como Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile. Com tamanho crescimento, a Soletur adquiriu seus primeiros ônibus que ofereciam um alto padrão aos viajantes, lançando os ônibus mais modernos do país, com chassis Scania e carroceria Ciferal. Estes ônibus possuíam comissária de bordo, ar condicionado, calefação, toilette, microfone, toca-fitas e poltronas super reclináveis. 

As décadas de 80 e 90 foram marcadas por um crescimento consistente, com a conquista de mais serviços e o aumento da participação de mercado no ramo de turismo, fazendo com que a Soletur também migrasse para os pacotes aéreos internacionais. 

Neste mesmo período, a Soletur Turismo investiu na aquisição de veículos de grande porte, com grande espaço para bagageiros. Pela frota de ônibus da Soletur Turismo passaram vários modelos de ônibus, todos com chassis Scania, entre eles os famosos Solnaves Ciferal Dinossauro, Nielson Diplomata, Marcopolo Paradiso G4 1400 e o GV 1450.

Em 2001, a Soletur abriu falência. Os motivos apontados para o encerramento dessa grande operadora de turismo foram os atentados terroristas aos Estados Unidos como o estopim para a crise, onde cerca de 60% de suas vendas eram destinadas a viagens àquele país. Além disso, a empresa já vinha tendo prejuízos desde 1999 com desvalorização do real, a alta dos juros e as crises argentina e energética. A dívida da operadora na época chegava a R$ 30 milhões, enquanto o seu patrimônio não passava de R$ 25 milhões.

A Soletur Turismo saiu de cena, mais ficou registrado como uma empresa que era sinônimo de conforto, segurança e prestação de serviços com qualidade na concepção de seus viajantes e locatários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados