quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Novos ônibus com configurações variadas ingressam no urbano de Fortaleza

Por Fortalbus
Durante a apresentação ocorrida no entorno da Arena Castelão, a Prefeitura Municipal de Fortaleza entregou para a população um novo lote de 35 ônibus com ar condicionado que fazem parte da recente aquisição das operadoras São José Transportes, Aliança Transportes Urbanos, Empresa Santa Maria, Auto Viação Dragão do Mar, Viação Fortaleza e Maraponga Transportes. Com a renovação da frota, até o fim do ano, o transporte coletivo de Fortaleza chegará a oferecer aos usuários 580 ônibus com ar condicionado, correspondendo a uma porcentagem considerável. 

As empresas Viação Fortaleza e São José Transportes aproveitaram este momento para apresentar os novos veículos com 5 (cinco) portas de Fortaleza. Esses novos veículos são dotados dos chassi Mercedes-Benz OF-1724 L e Volkswagen 17.260, preparados para ingressar na operação do novo corredor de ônibus expresso, proporcionando embarque em ambos os lados, sendo uma delas através de plataformas elevadas ao nível do veículo.

Outro destaque importante nessa apresentação foi a variedade dos novos ônibus que estão ingressando em Fortaleza, marcando presença as encarroçadoras Marcopolo, Caio Induscar, Neobus e Mascarello. As configurações dos novos veículos chamaram a atenção, por conta dos ônibus tipo Micrão de duas e três portas, ônibus com chassi leve como Volkswagem 15.190 e Mercedes-Benz OF-1519, com duas e três portas, sem falar nos veículos que vão fazer uso dos novos corredores BRT. 

As constantes melhorias no transporte público de Fortaleza trazem tranquilidade e comodidade para os usuários e mais qualidade de vida para quem trabalha na frota. “Eu chego em casa menos cansado porque o trabalho não tem tanto peso por causa do conforto que temos agora. O passageiro está mais tranquilo e a gente também”, garante o motorista José Elber Amorim, que trabalha há três anos na linha Parangaba/Papicu.

Fortaleza tem hoje mais de 1 milhão e cem mil usuários do transporte público. A parceria entre a Prefeitura e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) tem garantido mais conforto e comodidade aos passageiros com a instalação de ar condicionado. “Todos que usam de alguma forma o transporte público de Fortaleza já andaram nos ônibus com ar condicionado. Isso é um marco da nova gestão, pois, desde que assumimos, nenhum ônibus novo entrou em Fortaleza se não fosse refrigerado”, explicou o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira.

Em Fortaleza, os ônibus apresentam idade média de 5,3 anos. Além disso, a acessibilidade está garantida a 92,8% da frota, ou seja, 1.864 veículos com elevador de um total de 2.008 veículos cadastrados. Atualmente, o serviço de wi-fi é oferecido em 200 veículos de 15 linhas. “Tínhamos uma meta de que, até 2020, toda nossa frota tivesse tecnologia wi-fi, mas antecipamos e conseguiremos universalizar isso até março do próximo ano. Com relação a acessibilidade, seremos a primeira Capital do Brasil a garantir essa comodidade a todos usuários do transporte público”, destacou o Prefeito Roberto Cláudio.

A melhoria no transporte público é prioridade na atual gestão. Em janeiro de 2018, a Prefeitura entrega o Terminal de Messejana, o maior e mais moderno da Cidade. No mesmo período, será entregue o corredor exclusivo da Avenida Aguanambi. Além disso, até o início do ano que vem, todos os terminais estarão equipados com as estações das bicicletas compartilhadas. “Iremos também continuar com a política de expansão das faixas exclusivas e aumentando a oferta de serviços para os usuários do transporte público. Tudo para garantir mais conforto, rapidez e comodidade ao cidadão que vai para o trabalho ou para a casa”, destacou o Prefeito.

3 comentários:

  1. Parabéns pelos novos caminhos em que andam o transporte público, mas me preocupa a falta de segurança dentro dos ônibus assim como o crescente aumento dos puladores de catagras trazendo um desconforto terrível pro cidadão que utiliza ônibus, quando vamos ver algo ser feito?

    ResponderExcluir
  2. Continua votando nesses políticos maléficos e a zona continua

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos e parabenizo aos gestores do transporte urbano. Gostaria de saber se os gestores farão a aquisição de novos articulados. Grato

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados