segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Os últimos momentos da Empresa Nossa Senhora da Penha em Fortaleza

Por Fortalbus
Semana passada foi marcada por um marco histórico para o transporte rodoviário na Região Nordeste, através das últimas partidas e chegadas dos ônibus da Empresa Nossa Senhora da Penha em Fortaleza, que durante 35 anos operou linhas integrando várias cidades nordestinas com as regiões Sul e Sudeste. Agora a Penha sai de cena e dá espaço para as ampliações de mercado da Expresso Guanabara S/A.

É notório que na última década a Empresa Nossa Senhora da Penha vinha tendo dificuldades em manter suas operações em uma malha viária tão extensa dentro da região Nordeste, sem ter uma estrutura própria montada e perdendo fôlego diante da concorrência desleal com o transporte clandestino que assola nos principais trechos, causando um enorme desequilíbrio ao setor.

Em Fortaleza, quem buscava comprar passagens na agência da Penha nos últimos dias, era logo encaminhada  para o guichê da Guanabara, onde a mesma já fazia uso dos novos destinos através de peças publicitárias que ilustram na frente da agência, demostrando assim o fim de uma era onde a Penha reinou por mais de três décadas.

A última partida da Empresa Nossa Senhora da Penha ocorreu com um veículo de prefixo 53014, um Paradiso G7 1200 com pintura alusiva a Nossa Senhora da Aparecida, justamente após ao dia da padroeira do Brasil, dando as bênçãos para a nova etapa que a Empresa está vivenciando. Os motoristas aproveitaram este momento de emoção para registar a última partida da empresa em Fortaleza.  

Após essa partida ficou apenas a expectativas dos admiradores com relação aos ônibus da Penha que estavam trafegando com destino á Fortaleza, após o desembarque dos passageiros, os veículos estavam encerrando um ciclo de tradição e se preparando para retornar à matriz da Empresa em Curitiba sem nenhum passageiro a bordo sendo transportado.  

Desde o mês de Junho que incerteza vinha tomando conta dos funcionários e agenciadores da Penha, agora conforme a data de início das operações da Expresso Guanabara ia se aproximando a situação foi se normalizando, conforme as contratações de grande parte da mão de obra que fazia parte da antiga empresa. Mesmo assim, ficou a emoção e a lembrança daqueles que se dedicaram muitos anos de trabalho a empresa. 

Para os passageiros que embarcaram nos ônibus da Guanabara em operação nos novos destinos partindo de Fortaleza, a mudança causou surpresa, mas aos poucos a novidade foi encarada de forma louvável, pois muitos passageiros já faziam uso dos serviços da Guanabara através de outras linhas que a empresa opera na capital cearense desde 1992.

A expectativa com a reação positiva do público de Fortaleza já era esperado, agora as novas ações da Guanabara em relação ao início dessas linhas deve se focar nos novos mercados conquistados nas regiões Sul e Sudeste, onde a novidade está chegando agora. Diante mão, a principal mudança na operação desses novos destinos já pode ser notada através de uma maior oferta de horários e novas opções de percursos. 
Guanabara já em operação nas linhas que eram da N.S. Penha

2 comentários:

  1. Simples os eventuais carros em trânsito ou apoio, vão descer a serviço ou serão remanejados vazios mesmo para novos setores. Provavelmente uma parte vão para venda para readequação de frota.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados