quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Toyota irá apresentar novo ônibus alimentado pela tecnologia de hidrogênio

Entre os inúmeros protótipos que a Toyota irá apresentar no Salão de Tokyo 2017, que começa em uma semana, haverá um que se destacará de sobremaneira e por um motivo muito simples, é enorme.

A marca japonesa revelou as primeiras imagens e dados do Toyota Sora Fuel Cell Concept, um ônibus alimentado pela tecnologia de célula de combustível de hidrogênio da marca, e que adianta o modelo de ônibus, que com mais de uma centena de unidades, se deslocará pela capital japonesa pelo motivo das olimpíadas de Tokyo 2020.

Seu nome é toda uma ode ecologista, pois Sora são as iniciais das palavras ‘Sky, Ocean, River e Air’, em uma clara alusão ao ciclo da água. Um tema recorrente nas apresentações da tecnologia Fuel Cell da Toyota, que trata de enfatizar o caráter eco-sustentável desta tecnologia.

A nível exterior, os designers da marca trataram de dotar o Sora com linhas muito suaves, na tentativa de amenizar o peso visual da enorme caixa que é um ônibus urbano, que no caso do Sora, com suas rodas carenadas, aguça ainda mais essa sensação.

Seu sistema de célula de combustível conta com 10 tanques pressurizados de hidrogênio, e é capaz de acomodar até 79 pessoas, 22 delas sentadas. Dispõe de até 8 câmeras de alta definição, entre o interior e o exterior, para poder captar tudo o que acontece ao redor do veículo. Seu sistema de iluminação exterior é de tecnologia LED.

Um dos sistemas mais inteligentes que estreia é o controle automático de chegada, que lendo a linha do trajeto, permite parar de maneira automática o ônibus a uma distância entre 3 e 6 centímetros da parada, permitindo e garantindo assim, um melhor acesso aos passageiros de mobilidade reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados