terça-feira, 7 de novembro de 2017

Cidade da região metropolitana de Fortaleza vem se destacado por oferecer linhas de ônibus gratuitos

Por Fortalbus
A reivindicação de parte da população brasileira pela implantação da tarifa zero no transporte publico pode parecer uma grande utopia, afinal não existe nada de graça no resultado final. Mas na cidade do Eusébio, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza essa utopia em ninguém pagar para andar de ônibus pelo município tornou-se realidade há mais de 6 (Seis) anos.

O Transporte Regular Urbano (TRUE) de Eusébio, foi criado em 2011, e é regulado e fiscalizado pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). Para implantação do novo sistema, a prefeitura municipal realizou uma licitação onde foram avaliados as propostas de preço, técnica e operacional, tendo como vencedora desse certame a empresa Conect Locação e Serviços.

Inicialmente o True começou com duas linhas que faziam o trajeto Jabuti/Centro/Mangabeira, ida e volta. Até 2014, o True oferecia a população estudantil um serviço "Expresso" que operava a rota entre o bairro da Messejana em Fortaleza e a cidade de Eusébio, mas a empresa que opera o serviço regular metropolitano entrou na justiça impedindo que o sistema True cruzasse os limites do município do Eusébio.

Após esse impedimento, o número de linhas urbanas do True foi ampliado. Hoje o sistema está operando há seis anos e opera nove linhas que partem do Mercado Público atendendo os locais com maior demanda de usuários, cobrindo 90% do território do município atendendo uma média anual de 720 mil pessoas (60 mil passageiros/mês).

Conforme o crescimento e a ampliação do sistema True no Eusébio, a cidade começou a colher os resultados positivos ao fazer com que o dinheiro girasse na economia local. Antes do True as pessoas resolviam tudo em Fortaleza, pois era mais fácil se deslocar para a capital, devido a facilidade de transporte. 

Conheça as linhas de ônibus urbanas gratuito que circulam no Eusébio:

Rota 41 
Mercado, Autódromo, Polo Industrial, Centro, Urucunema, Parque Havaí, Lagoinha, Pires Façanha, Mercado, Hospital, Sta. Clara e Mercado.

Rota 42
Mercado, Ceará Segurança, Tamatanduba, Hospital, Jabutí e Mercado.

Rota 43
Mercado, Pires Façanha, Novo Portugal, Olho D’agua, Conjunto Vila Nova, Timbú, Maringá, Encantada, Estrada Do Fio, Cauaçú, Hospital, Tamatanduba, Serval e Mercado.

Rota 44
Mercado, Guaribas, Mangabeira, Precabura, Cararú, Mercado.

Rota 45
Mercado, Serval, Tamatanduba, Hospital, Cauaçú, Estrada Do Fio, Encantada, Maringá, Timbú, Conjunto Vila Nova, Olho D’agua, Novo Portugal, Pires Façanha e Mercado.

Rota 46
Mercado, Ceará Segurança, Hospital, Tamatanduba, Santa Clara, Jabutí, Santo Antônio, Hospital, Mercado, Serval, Hospital, Cauaçú, Estrada Do Fio, Encantada, Maringá, Fernando, Mangabeira, Precabura, Cararú, Timbú, Conjunto Vila Nova, Olho D’agua, Novo Portugal e Mercado.

Rota 47
Mercado, Atacadão/Metal Maia, Cauaçú, Estrada Do Fio, Encantada, Francisco Calado, Mangabeira, Precabura, Cararú, Fernando, Guaribas, José Bento, Acilon Gonçalves, Hospital e Mercado.

Rota 48
Mercado, Serval, Acilon Gonçalves, Guaribas, José Bento, Fernando, Mangabeira, Timbú, Conjunto Vila Nova, Olho D’agua, Novo Portugal e Mercado.

Rota 49
Mercado, Serval, Metal Maia/Atacadão, Hospital, Santa Clara, Santo Antônio, Hospital, Serval e Mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados