quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O novo ônibus biarticulado Scania ganhará as ruas de Curitiba

A fabricante Scania apresentou, um ônibus biarticulado construído especificamente para operar dentro dos padrões exigidos pela prefeitura de Curitiba. Com isso, a empresa pretende disputar o mercado curitibano de biarticulados, que é dominado exclusivamente pela Volvo. A apresentação do veículo acontece depois de a prefeitura de Curitiba anunciar um acordo com as empresas que operam o transporte coletivo que vai permitir a compra de 450 novos ônibus até 2020.

O modelo Millennium BRT Biarticulado com chassi F360 HA foi lançado pela Scania no Brasil. Antes de entrar em circulação nas canaletas da cidade, o veículo passará por avaliação técnica da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A). A aparência do ônibus é a mesma dos biarticulados da capital paranaense, 28 metros de comprimento, capacidade para 270 pessoas e motor Euro 5 a diesel que pode ser também fabricado para uso de gás natural.  

De acordo com a empresa, o biarticulado Scania segue os padrões de BRT (Bus Rapid Transit), conhecido em Curitiba como expresso. O BRT foi criado em Curitiba e tem o modelo copiado por várias cidades brasileiras e de outros países.

O Scania F360 HA, de piso normal, tem motor de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.

O câmbio automático escolhido é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso.

O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga (maior do mercado), que permite levar 270 passageiros ao longo de seus 28 metros de comprimento. Além disso, o custo passageiro/km de um biarticulado pode chegar a até 40% menos que o de um articulado. Ele pode ainda substituir praticamente dois articulados.  

O F 360 HA 8×2 saiu de fábrica com sistema de articulação seguro com monitoração, elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder. 

Ele pode utilizar cinco portas com vão livre de 1.100mm para facilitar o total acesso do passageiro e movimentação interna confortável. Nas estações de parada com menor demanda, o veículo pode utilizar as mesmas três ou quatro portas dos articulados, sem exigir nenhuma mudança nas estações para poder operar. Com sua lotação máxima de 270 passageiros, o biarticulado Scania pode levar de 20 a 25 segundos no tempo de desembarque. Vantagem que garante menos tempo perdido e maior velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados