terça-feira, 19 de dezembro de 2017

As operações da São Geraldo de Viação em Fortaleza

Por Fortalbus
Na trajetória da empresa São Geraldo de Viação é possível observar que ela se destacava pelo pioneirismo de alguns dos seus serviços rodoviários, que chegou atender 17 estados brasileiros com uma frota de 800 ônibus. A São Geraldo foi a primeira empresa de ônibus a realizar venda de passagens por telefone, foi também uma das primeiras a vender passagens on-line e a financiar a compra com cartão de crédito e também inovou com a entrega de passagens em domicílio.

A São Geraldo chegou em terras nordestinas em 1982, através da aquisição da empresa Nossa Senhora Aparecida que, na época, era uma das maiores empresas de ônibus do Nordeste, ligando os passageiros do Rio Grande do Norte para Rio de Janeiro e São Paulo. Com o aumento das operações na região, a São Geraldo chegou ao Ceará na década de 90, através da linha Fortaleza x Belo Horizonte.

Até que em 2001, surgiu a oportunidade de ampliar sua participação no mercado cearense, com a aquisição da linha Fortaleza x Picos que era operada pela Empresa Redentora. Com isso, a São Geraldo ofertava duas partidas diárias para Picos e uma semanal para Belo Horizonte. Em 2003, iniciou o processo de compra da São Geraldo pelo Grupo Gontijo, essa compra permitiu que as duas empresas compartilhassem a mesma estrutura.

Mesmo fazendo parte do mesmo grupo, a São Geraldo deixou de operar no Ceará em 2007 dando espaço para outra empresa do grupo, a  Viação Nacional. Com passar dos anos, a Gontijo foi diminuindo a presença da São Geraldo no transporte rodoviário, até que em 2015 saiu a decisão pela fusão da marca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados