segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Conheça a trajetória da empresa de ônibus mais antiga do Nordeste

Por Fortalbus
Esta é uma história que fala de fé, pioneirismo, esperança e muito trabalho, através do fundador Anastácio Braga que teve a ousadia de sonhar alto e fazer sua empresa de ônibus vencer todas as barreiras possíveis nesses quase 90 anos de atividade no transporte de passageiros. A história da Empresa São Paulo começa em 1928, sendo uma das empresas mais antigas em atividade no Brasil, a mais antiga do Ceará e da Região Nordeste sob a direção de uma única família.

Tudo começou na década de 20, quando a empresa colocou seu primeiro ônibus em circulação no dia 12 de junho de 1928, na linha regular ligando a capital cearense ao município de Maranguape. Apesar das dificuldades das estradas na época, a empresa aumentou sua frota para 04 veículos logo no primeiro ano de atuação. Naquela época, a empresa ainda não havia sido registrada, mas já usava nome fantasia de “Empreza São Paulo”.

Além das péssimas condições das estradas, outra dificuldade surge no começo da década de 1940. Com a segunda guerra mundial, os veículos são adaptados à gasogênio devido à falta de combustível, alternativa adotada por empresas da época. Verdadeiros possantes foram construídos para não deixar a população sem transporte.

Mesmo com a escassez do petróleo, em junho de 1944, a Empresa São Paulo inaugura um veículo movido à gasolina. Mais confortável, o ônibus tinha capacidade para 54 passageiros, porém, as condições das estradas ainda não ajudavam.

Naquela época, a Empresa São Paulo disputou passageiros com seu maior concorrente, um trem diário que realizava o percurso em aproximadamente 1h e meia, a partir da estação central de Fortaleza. Ao chegar onde hoje é a cidade de Maracanaú, o trem seguia por um ramal de 7,2 km de extensão até o centro de Maranguape, o trem durou até 1963 quando os trilhos do ramal foram arrancados.

A partir da década de 1970, a linha Fortaleza/Maranguape passou a ser operada pelas Empresas São Paulo e Viação Penha, operação essa que dura até hoje. Para oferecer maior conforto e rapidez nas viagens, surgem os ônibus expressos em alguns dos principais horários da linha. Na década de 1980 a Empresa moderniza consideravelmente sua frota.

Em 1990, o fundador Anastácio Braga vem a falecer, deixando a administração da Empresa São Paulo nas mãos de sua esposa Dona Alacy, que passou a dividir a responsabilidade com seus filhos. A São Paulo sempre deu preferência pela padronização de sua frota com chassis Mercedes-Benz, mas na década de 90, a Empresa passou a adquirir alguns veículos com chassis Volvo e Ford. 

Inspirado nas serras de Maranguape, a Empresa São Paulo desenvolveu em 1995 uma nova identidade visual, inaugurada num luxuoso Paradiso GV1150 com motor Volvo. Veículos rodoviários com ar condicionado e carroceria Marcopolo são incorporados à frota de ônibus executivos, operando sem custo adicional ao passageiro, alguns horários Expresso na linha Fortaleza x Maranguape.

A pintura marca a entrada da empresa no segmento de fretamento, excursões e transporte de funcionários. O visual chega à frota urbana no ano seguinte. Em 2000, a Empresa São Paulo adquire seu primeiro tipo urbano equipado com ar condicionado e poltronas semi-urbanas, a escolha recaiu pelo modelo Marcopolo Viale.

Com o passar dos anos, a Empresa São Paulo foi se diferenciando no seu jeito de transportar, oferecendo mais conforto e rapidez nas viagens entre Fortaleza x Maranguape. A Empresa sempre foi reconhecida pelo investimento pesado na modernização de sua frota, com importantes e inovadores aquisições, passando a adotar uma frota com ar condicionado, internet a bordo e em alguns veículos com TV Digital.

Graças à dedicação dos seus criadores, a Empresa São Paulo superou as marcas do tempo e evolui estreitando sua ligação com gerações de Maranguapenses em quase 90 anos de atividades. O pioneirismo desta tradicional Empresa é motivo de orgulho para a história do transporte coletivo de passageiros do Ceará e da região Nordeste.

Um comentário:

  1. A empresa São Paulo merece os parabéns pelos 90 anos bem vividos, uma empresa que fez e faz história, inovando e respeitando os cidadãos Maranguapenses.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados