quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

O fim das operações da Boa Esperança em Fortaleza

Por Fortalbus
Até 2005, a Empresa Comércio e Transporte Boa Esperança marcou presença na cidade de Fortaleza/CE, através da operação em trânsito da linha Belém x Natal via Fortaleza. Neste período a empresa manteve na capital cearense, um ponto de apoio para auxiliar o transporte de passageiros e cargas, localizada no bairro Messejana. Enquanto operava em Fortaleza, a Boa Esperança soube conquistar um público fiel, que buscavam outras alternativas para seguir viagem aos seguintes destinos; Natal, Mossoró, Teresina, Caxias, Santa Inês e Belém.

O curioso dessa linha é que desde o inicio das operações, a Boa Esperança realizava a venda de passagens através de um seccionamento chamado Messejana x Natal, essa seção estava totalmente regularizado pelo orgão federal, mesmo que Messejana seja apenas um bairro de Fortaleza. 

Essa brecha foi motivo para uma fuga de passageiros que buscavam viajar na Boa Esperança, porque a mesma oferecia uma viagem mais rápida, barata, pontual e confortável. Para se ter uma ideia da rapidez, a viagem entre Fortaleza x Natal a bordo dos veículos da Boa Esperança era feito em apenas 7 horas, motivo na qual desagradou a Viação Nordeste que naquele momento era a única empresa responsável pela operação no trecho Fortaleza x Natal.

Na Belém x Natal via Fortaleza, a Boa Esperança sempre operava com veículos de chassi Scania K113 e K124, alternando com os modelos Marcopolo Viaggio e Paradiso Geração V, que auxiliavam o setor de cargas da Empresa, onde pequenas e médias encomendas eram despachadas nos bagageiros desses ônibus.

Na década de 90, a Comércio e Transporte Boa Esperança tinha uma ampla operação em toda região Nordeste, sempre realizando ligações das capitais nordestinas com o Estado do Pará. Linhas como a Natal x Belém, João Pessoa x Belém, Maceió x Belém, João Pessoa x Imperatriz, João Pessoa x Belém, Teresina x Timon, Teresina x Belém, Recife x Belém, Recife x Marabá entre outras, que foram vendidas para a Expresso Guanabara em duas etapas, 1996 e 2005.

Na aquisição do segundo lote das linhas da Boa Esperança, a Expresso Guanabara acabou ficando com algumas unidades que operavam fixos nas linhas. Esses veículos chegaram a operar em algumas linhas da Guanabara apenas nos feriados de Carnaval e Semana Santa, mas por conta do chassi ser Scania logo foram desativados da frota. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados