sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O primeiro ônibus acessível da Empresa São José de Ribamar

Por Fortalbus
Entre 1967 e 2012, a Empresa São José de Ribamar foi responsável pela operação de algumas linhas do transporte coletivo de Fortaleza, sempre sendo destaque entre os passageiros por conta de seus serviços prestados, cuidado impecável com a frota, zelo e a manutenção dos veículos. A empresa se destacou pelas inovações tenológicas oferecidas aos usuários, e fazendo jus, adquiriu no ano 2000 aquele que seria o seu primeiro veículo adaptado para cadeirantes.

O veículo de prefixo 10010 era um modelo Marcopolo Torino 99 encarroçado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721, tinha as mesmas características que os veículos comuns adquiridos na época, entretanto, na porta central o veículo era adaptado para acesso de cadeirantes, através de elevador elétrico-hidráulico que permitia o acesso de cadeiras de rodas, num período onde esse acesso não era obrigatório.

Por conta da sua conservação, o veículo operou até o encerramento das operações da Empresa ocorrida em 2012. A Empresa São José de Ribamar perdeu a concessão que a autorizava a realizar transporte urbano no município de Fortaleza, já que a mesma não chegou a concorrer a licitação do transporte coletivo. A saída da São José de Ribamar causou um impacto muito grande para os usuários que estavam habituado a andar em seus impecáveis ônibus limpos e zelosos, distribuídos em 17 linhas.

Um comentário:

  1. esse onibus quando chegou foi designado para fazer a linha 045 uma das tabelas que eram da ctc

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados