quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Veja como era o serviço de bordo com rodomoça na Viação Nordeste

Por Fortalbus
Parecia até avião, mas houve um tempo em que as viagens interestaduais a bordo dos ônibus executivos contavam com algo a mais para aqueles que optavam por este serviço. Foi em meados da década de 1970 que muitas empresas passaram a investir no conforto extra nas longas viagens, e uma delas foi a Viação Nordeste.

Ligando Fortaleza à Natal desde 1965, esta foi sua primeira e principal linha interestadual, e foi exatamente neste trecho que os modelos Ciferal Líder Executivos iniciaram um serviço diferenciado. Além do ar condicionado, item um pouco raro para a época em nossa região, o executivo da Viação Nordeste trazia um serviço a bordo inspirado no serviço aéreo.

Enquanto no avião as aeromoças serviam a tripulação com lanches e bebidas, a rodomoça realizava o serviço a bordo do ônibus, com sua própria poltrona reservada ao final do corredor. Este serviço de bordo aos moldes do transporte aéreo foi se tornando cada vez mais raro nos anos seguintes, sobrevivente até os anos de 1990 em algumas empresas do segmento.

Hoje em dia, o lanche, as bebidas, a água mineral e outras mordomias presente em alguns serviços como executivo ou leito são entregues no embarque do passageiro, ou ficam disponível a hora em que bater aquela vontade de levantar da poltrona enquanto não chega a próxima parada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados