terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A passagem do modelo Ciferal Padron Alvorada pelo mercado cearense

Por Fortalbus
A Ciferal foi uma encarroçadora de ônibus fundada em 1955, e em 2001 foi adquirida pela empresa Marcopolo. A empresa fabricou o primeiro ônibus urbano em 1957 e o primeiro ônibus brasileiro com ar condicionado individual para os passageiros. Em dezembro de 2013 foi anunciado que a Marcopolo iria aposentar de vez a marca Ciferal e que a empresa passará a se chamar Marcopolo Rio, a fabrica passou a fabricar todos os modelos de ônibus urbanos do grupo, o motivo da mudança de nome foi que desde de 2008 que nenhum produto com a marca Ciferal era mais fabricado.

Dentre os grandes sucessos de vendas da Ciferal entre as empresas de ônibus urbanas e metropolitanas de Fortaleza, destacamos o modelo Padron Alvorada. O modelo passou a denominar a versão urbana com motor dianteiro e posteriormente o central e traseiro da Ciferal entre 1983 e 1991, independente das suas pequenas alterações estéticas observadas nos dois faróis redondos em lugar dos quatro retangulares, além de outras configurações no veículo.

O sucesso do Padron Alvorada foi tão grande que esse modelo teve 6.900 unidades vendidas desde o seu lançamento. No Estado do Ceará, esse modelo fez parte da frota das empresas urbanas; Autoviária São Vicente de Paulo, Viação Fortaleza, Expresso Timbira, Cialtra, Empresa Iracema, CTC Fortaleza, Viação Águia Branca, Empresa Salete, Empresa Santa Maria, Autoviária Freitas e São Francisco Transportes.

Entre as empresas que operam linhas metropolitanas destacamos a Empresa São Benedito, Empresa Vitória, Empresa Santo Antonio e a Viação Penha (Afrolândia). Na Viação Penha ostentou esse modelo em plena operação nas linhas que acessam a cidade serrana de Maranguape até poucos anos atrás.

Veja abaixo o anúncio que foi publicado pela Ciferal nos anos 80, onde mostra seus principais modelos de ônibus fabricados na época, o urbano Padron Alvorada e o Rodoviário Podium.

4 comentários:

  1. A Clotran também teve esse modelo.2 unidades. Só não recordo a numeração muito bem. Acho que 38 e 42 uma coisa assim.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Isso mesmo! Tinhas vidros fumê.peba não haver registro dos mesmos.

      Excluir
  3. Tai uma coisa que nunca imaginei, a Clotran com Alvorada. Com alguma certeza, eram Mercedes-Benz.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados