segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Conheça a exótica pintura dos veículos Leito Diplomata 380 da Viação Nordeste

Por Fortalbus
Em mais de 50 anos de operações, vários modelos de ônibus fizeram parte da frota da Viação Nordeste, entre eles os clássicos e memoráveis veículos do modelo Nielson Diplomata 380. Esses veículos marcaram por muito tempo as viagens entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, oferecendo aos passageiros uma viagem rápida, confortável e segura.

As primeiras unidades Diplomata 380 da Viação Nordeste chegaram em meados dos anos de 1986 e 1987, dentro de um processo de modernização da frota com veículos de alto padrão de conforto, resistência e qualidade. Dentro do lote de Diplomatas adquiridos é presente a variação de configurações e chassis, entre eles estão os modelos Mercedes-Benz O-370 RSD, Volvo B10M e Scania K 112TL/K 112CL.

A robustez desses veículos eram tamanha que algumas unidades chegaram a operar por quase 30 anos, provando a excelência de sua fabricação, rigidez estrutural sem falar no quesito de conforto e segurança junto aos passageiros. Internamente os Diplomatas da Viação Nordeste ostentavam um altíssimo nível de conservação, muitos deles equipado na configuração Leito, com 23 poltronas largas e revestidas em veludo e couro, ar condicionado, som ambiente, carpete vermelho no corredor, e uma reclinação de poltronas invejáveis para a época.

Neste período entre 1986 e 2016, os veículos Diplomata 380 da Viação Nordeste passaram por vários processos de mudança em seus layout, uma delas ocorreu nos primeiros anos 2000. Onde os veículos Leito de prefixos 0188 e 0189 frequentemente escalados na linha Fortaleza x Natal começaram a ostentar uma pintura exclusiva para os veículos que operavam o serviço 100% Leito.

Nesses veículos Leito o tom forte da cor amarela tradicional na Viação Nordeste passou a ocupar toda a carroceria do ônibus, mantendo a grafia da marca da Empresa. Essa pintura dourou poucos anos, sendo substituída por uma nova pintura que viria marcar a chegada dos primeiros veículos Double Decker.

Conforme o tempo ia passando, alguns veículos Diplomata 380 foram sendo desativados da frota, os primeiros a ganharem esse rumo foi os modelos de chassi Mercedes-Benz O-370 RSD. Os demais veículos seguiram operando até o inicio de 2016, sem deixar o conforto em segundo plano. Até hoje é possível encontrar esses veículos sendo desmontados em Natal-RN, onde fica a sede da Empresa.

É evidente que visualmente esses Diplomata 380 não deixaram a desejar em nada aos veículos mais modernos, tamanha era o nível de conservação. Mesmo assim se tornou inviável mante-lo em plena operação, pois com a chegada acirrada da concorrência ficaria difícil continuar aos passageiros um veículo tão antigo. Mesmo com a desativação desses ônibus, até hoje eles são lembrados pelos viajantes por conta de seu requinte de conforto.

2 comentários:

  1. EXCELENTE MATÉRIA, estes carros eram colossais,é uma pena ver seu fim.

    ResponderExcluir
  2. a viacao nordeste antes era umas das pioneiras do ceara paraiba e rio grande do norte hoje a gente ver os onibus alugados pela juca tour ate nao sei quanto tempo irar suportar isso a antt presiça tomar alguma decisao sobre as linhas. sim meu povo e ai como e que fica esses onibus que estao a venda ja venderam alguns ou nao

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados