sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Conheça a trajetória da Viação Brasília no transporte semi-urbano de passageiros

Por Fortalbus
Criada em 1958, a Viação Brasília surgiu através da iniciativa do empresário cearense Raimundo Ferreira, fundador de um dos Grupos Empresariais mais bem sucedidos do nordeste, o GERF – Grupo Empresarial Raimundo Ferreira. Curiosamente, a primeira sede da Viação Brasília foi constituída na cidade de Cajazeiras-PB, que inicialmente com apenas três ônibus ligava o nordeste à São Paulo uma vez por semana. Mais tarde, nos anos de 1960, passa a ligar as cidades do nordeste para a nova capital federal, fazendo jus ao nome da empresa. 

Paralelamente as linhas interestaduais, a Viação Brasília passa a atuar no segmento intermunicipal do cariri ainda na década de 1970, através da aquisição das linhas Juazeiro/Barbalha e Juazeiro/Crato. Após o fim da fase interestadual na década de 1980, a Viação Brasília permaneceu operando apenas no transporte intermunicipal cearense mantendo sua estrutura e sede em Juazeiro do Norte.

Sem dúvidas, sua atuação na cidade de Juazeiro do Norte consagrou o Grupo GERF no segmento transporte de passageiros do Ceará até 2009, ano em que a empresa encerrou suas atividades. Os últimos anos de operações da Viação Brasilia no transporte semi-urbano no Cariri cearense foi marcado por muitas dificuldades financeiras, devido a forte concorrência desleal do transporte alternativo conhecido na região como topiqueiros.

Os topiqueiros chegaram a invadir todas as linhas regulares de ônibus no Cariri, desestabilizando a todo sistema de transporte coletivo na região, com a conivência dos órgãos de fiscalização do Estado e município de Juazeiro do Norte.

Para se ter uma ideia do tamanho dessa concorrência, só entre Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha tinha em operação mais de 60 tropiqueis disputando passageiros com os ônibus. Enquanto a Viação Brasília era obrigada a pagar uma série de impostos e obrigações sociais, enquanto os topiqueiros trabalhavam sem pagar nenhum imposto.

Até o ano de 2009, a Viação Brasília prestou serviços de transporte para as principais cidades do cariri como Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Missão Velha. A empresa saiu de cena da trajetória do transporte intermunicipal cearense com uma frota de 24 ônibus que ostentavam a cor verde, ônibus esses que marcaram parte do desenvolvimento e integração da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados