Header Ads

ad

Ônibus turísticos de dois andares vão partir da Praça da Estação em Fortaleza

Inicialmente, as novas linhas dos ônibus turísticos vão partir da Praça da Estação, passando pelo Dragão do Mar, Mercado Central, Praça Portugal, feirinha da Beira-Mar, Mercado dos Peixes, Praia de Iracema, Estoril e Museu da Fotografia. Mas não está descartada a expansão em 2019. “Este ano vamos consolidar a rota, mas a ideia é depois expandir. Fazer uma rota que vá para a Praia do Futuro, por exemplo, ou quem sabe até Porto das Dunas”, afirmou Alexandre Pereira.

Ele diz que o projeto é inspirado nos modelos já consolidados em outros destinos turísticos do mundo: com ônibus de dois andares. A parte debaixo com ar-condicionado e a de cima descoberta para oferecer uma melhor experiência ao turista. Estes ônibus também devem oferecer Wi-fi, banheiro e sistema de áudio em sete línguas. 

Por se tratar de um serviço novo, ocorrerá uma licitação para as linhas turísticas. O edital para chamada pública está em fase de finalização e deve ser lançado em quinze dias. Depois, haverá um mês para apresentação de propostas e o resultado deve ser divulgado após o Carnaval. O sistema de ônibus deve ser hop on hop off, em que as pessoas podem subir e descer dos veículos nos pontos turísticos.

“Uma vez finalizado o processo, a empresa tem de 60 a 90 dias para iniciar a operação, então, acreditamos que a partir de maio a rota comece a ser feita. Mas, seguramente, na alta estação do meio do ano o serviço já vai estar operante”.

Neste caso, quem vencer a licitação, além de cobrar uma tarifa do usuário, estimada em R$ 40, vai poder captar patrocínio para propagandas, a exemplo do que ocorre hoje com o sistema Bicicletar.

Ele diz que, desde que a Prefeitura anunciou o projeto, em outubro, pelo menos três empresas de turismo, dentre estas uma de fora do Estado, já demonstraram interesse em participar do certame. “Não tenho dúvida de que será competitivo. É um bom negócio para quem for operar a linha”.
Com informações: Jornal O Povo

Um comentário:

  1. Já era hora de haver uma linha turística desse porte.
    No Brasil ,quase tudo chega atrasado.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.