sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Conheça a história e as operações da linha Fortaleza x Salvador

Por Fortalbus
Em 1976, a linha interestadual entre Fortaleza x Salvador iniciava suas operações unindo as duas importantes capitais nordestinas. A permissão para exploração da linha foi concedida para as empresas de ônibus Viação Brasília, de propriedade do Grupo Empresarial Raimundo Ferreira, e a Pensatur S/A, uma das empresas ligada ao Grupo Itapemirim.
Hoje a Guanabara opera o maior números de horários da linha
A Viação Brasilia e Pensatur S/A venceram a concorrência aberta em âmbito nacional, pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), órgão regulador na época, para a concessão da linha rodoviária Fortaleza x Salvador x Fortaleza. A vitória teve maiores méritos e obteve maior repercussão no setor de transportes, inclusive em outros Estados.

No inicio das operações a Viação Brasília colocava uma dupla de motorista e a Pensatur S/A utilizava o sistema de ponte, com horas de viagem fracionadas. Os 1.328 Km que separam Fortaleza à capital baiana, era efetuado em 21 horas de viagem, com oito paradas efetuadas no trecho.

A partida dos ônibus entre Fortaleza x Salvador inicialmente ocorria no horário das 9 horas, e vindo de Salvador para Fortaleza, os ônibus obedeciam o mesmo horário. A operação era dividida entre as duas empresas em dias alternadas.

Na década de 80, a linha ficou sendo operada exclusivamente pelo Grupo Itapemirim, através das empresas Nossa Senhora da Penha, que absorveu as operações da Pensatur S/A e a Viação Itapemirim que em plena expansão adquiriu a linha da Viação Brasilia.

Até o mês de Outubro/2017, o trecho continuava sendo operado pelas mesmas empresas, cada uma operando em dias alternados, no horário das 19:00 diariamente, tendo um horário extra sempre ás 19:30, dependendo da oferta de passageiros. Desde 2011, com o desligamento da Penha do Grupo Itapemirim, o trecho ficou competitivo, com as empresas disputando o passageiro com a melhoria dos serviços, respeitando cada um, o seu dia e horário de partida.

Hoje a linha Fortaleza x Salvador teve a oferta de horários ampliada com a entrada da Expresso Guanabara na disputa por passageiros nesse mercado. A Guanabara ingressou nessa linha após ter adquirido todas as 07 linhas da Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha que operavam na região Nordeste, entre eles a Fortaleza x Salvador via Petrolina.

Desde então, a Guanabara está operando a linha com horários diários e veículos Paradiso G7 1200 trucados com 46 poltronas, enquanto isso a Viação Itapemirim continua operando apenas 03 (três) vezes por semana com veículos equipados com 42 poltronas independente do tipo de carrocerria. Ambas as empresas estão operando com partidas sempre ás 19:00 horas.

Expresso Guanabara
Partidas às Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Domingo.
Preço da passagem: A partir de R$ 264,00
Tempo de Viagem: 23 horas

Viação Itapemirim
Partidas às Segunda, Quarta e Sexta.
Preço da passagem: R$ 281,00
Tempo de viagem: 22 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados