segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Gontijo, há 75 anos uma das maiores empresas de ônibus do Brasil

A Gontijo nasceu em 1943 com uma Jardineira Chevrolet Comercial 1940 conduzida por um jovem de 19 anos, que também era trocador e mecânico. Abílio Gontijo criou uma empresa “grande”, desde o início, pela competência e dedicação com que conduzia os negócios.

A partir da década de 1950, com o incremento do processo de industrialização do Brasil, a população passou a se deslocar da área rural para as cidades. A Gontijo soube aproveitar essa marcha da história, crescendo junto com o país. Em 1949, o fundador da Gontijo decide transferir-se de Carmo do Paranaíba para Patos de Minas e consegue fazer a primeira ligação com Belo Horizonte.

Apesar das dificuldades, Abílio Gontijo sabia que tinha de prosseguir sua viagem. Embarcou em um dos ônibus e mudou-se para Belo Horizonte, em 1965, quando a capital mineira ainda era uma cidade de médio porte e de vida pacata e seguiu expandindo suas linhas nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais.

A conquista dessas novas regiões de Minas evidenciava, naquela época, uma característica marcante na história da Gontijo: a vocação para o pioneirismo. As viagens para aquelas regiões eram verdadeiras aventuras, especialmente no período de chuvas. Os motoristas levavam enxadas nos ônibus, já que só o comando do veículo não era suficiente para chegar ao destino. Era comum, naquele tempo, as viagens transformarem-se em caravanas. Uma Toyota ia à frente, com pessoal equipado para reparar pontes de madeira, mata-burros e consertar trechos intransitáveis.

Na década de 70 a Gontijo saiu dos limites de Minas Gerais e chegou ao nordeste e ao centro oeste.

Em 1981 foi inaugurado o Parque Rodoviário Gontijo, no bairro Engenho Nogueira, em Belo Horizonte. Ele é hoje um dos mais modernos centros administrativos e de manutenção de empresa de transporte no país, com uma área de aproximadamente 100.000 metros quadrados e capacidade de operação para 2000 ônibus.

Nos anos 90 os carros da Gontijo passam por locais tão distintos que podem dar o tom dos contrastes e da dimensão do Brasil. Podem estar cruzando a Via Dutra, a principal estrada do país, ou cortando o vasto Planalto Central em direção à região norte. Nesta época a empresa começou a ganhar prêmios e reconhecimento por seus serviços.

A história da Gontijo viaja pelos ônibus. Em cada passageiro e em cada região por onde a Gontijo passa, fica a contribuição para que essa história continue. Uma empresa que leva a sério a sua missão e princípios. Tudo para você viajar tranquilamente!
Com informações: Juntos a Bordo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados