sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

O legado de qualidade deixado pela Empresa São José de Ribamar

Por Fortalbus
Grandes empresas de ônibus já passaram pelo transporte coletivo urbano de Fortaleza, como não lembrar da Montenegro, São Benedito e Autoviária São Vicente de Paulo, com certeza empresas inesquecíveis para nós pesquisadores de ônibus . Dentre as que já não operam mais, uma se destacava pelo cuidado impecável com a frota, zelo e a manutenção dos veículos. Fundada em 1967, a Empresa São José de Ribamar deixou saudade entre os passageiros que utilizavam diariamente os seus serviços.

Pioneira em tecnologias para o transporte de Fortaleza, a São José de Ribamar, foi a primeira a utilizar veículos equipados com o Anjo da guarda, aparelho que evitava que o veículo trafegasse com as portas abertas, além do Tacomax, que controlava a aceleração desnecessária, evitando assim um desgaste maior do motor, ajudando ao motorista conduzir o veículo de forma segura e econômica.

Seus veículos também eram equipados com alarme ao acionamento da marcha a ré, além da primeira a utilizar em seus veículos o itinerário eletrônico. Foi a primeira também a utilizar nas operações do SIT, ônibus padrão equipado com ar condicionado em meados do ano de 2000, era comum ver estes veículos nas linhas Vila União e Campus do Pici / Unifor. 

A preocupação com o passageiro era tanta, que ela tornou-se conhecida pelos bons serviços prestados à população, chegando até mesmo a ser bicampeã do Prêmio Top Image no ano de 1998. Exemplo para as demais empresas do transporte, a São José do Ribamar será lembrada por muitos anos, mesmo sem estar em operação no sistema integrado de Fortaleza desde 2012. Se estivesse em atividade estaria completando 47 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados