segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Útil S/A aparece no concorrido mercado Salvador x Petrolina

Por Fortalbus
A União Transporte Interestadual de Luxo (ÚTIL) vem tendo sua participação operacional marcada com muita frequência no transporte rodoviário de passageiros que cortam as rodovias baianas. A empresa é ligada ao Grupo Guanabara, grupo esse que tem uma forte presença na Bahia através das empresas Rápido Federal, Real Expresso e Expresso Guanabara.

Inicialmente a Útil S/A começou a entrar nesse mercado, prestando um suporte para a Rápido Federal que é responsável pela operação de linhas intermunicipais ligando a capital Salvador para as cidades do oeste baiano. Até o momento isso foi encarado com a maior normalidade, dendo em vista que é comum esse suporte operacional entre empresas ligadas ao mesmo grupo.

Agora ao que parece, a Útil pretende realmente instalar parte de suas operações na Bahia, por meio das linhas interestaduais ligadas ao Consórcio Guanabara de Transportes. Vale a pena lembrar que esse "Consórcio" e formado pelas empresas Viação Sampaio, Útil S/A e parte da Real Expresso. É através das linhas operadas por este Consórcio que a Útil irá encontrar uma viabilidade de fortalecimento da marca na Região Nordeste.

A linha cogitada para essa operação é a Salvador x Petrolina, que teve sua permissão autorizada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT. Nos sites de buscas de passagens referente a esse trecho, a marca da Útil S/A já aparece como umas das opções, ao lado da Marte Transporte (Grupo Falcão Real) e Viação Salutares (através da Viação Águia Branca).

História da linha
A linha Salvador x Petrolina por décadas era operada somente pela Empresa de Transporte São Luiz do pioneiro paraibano Feliciano Ãngelo da Silva. Depois de um tempo ocorreu uma mudança na linha, passando a operação para a Falcão Real Serviços Ltda, ligada também ao "Grupo Falcão Real". Mesmo com a grande redução de horários nesse trecho, o Grupo Falcão Real continua muito forte no transporte intermunicipal baiano, atendendo todas as cidades entre Salvador x Juazeiro-BA. 

3 comentários:

  1. É também da Progresso Feira de Santana-BA x Petrolina-PE

    ResponderExcluir
  2. A util deveria negociar.umas linhas da itapemirim e ser a maior do brasil pq a itapemirim esta passando por problemas.muitos graves

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados