Header Ads

ad

A participação da Volkswagen na frota da Brasileiro Transporte e Turismo

Por Fortalbus
Durante 30 anos, a Brasileiro Transporte e Turismo atuou no transporte rodoviário intermunicipal do Ceará ligando a capital cearense à cidades como Sobral e municípios da zona norte do estado. Seus ônibus cruzaram as rodovias do Ceará exibindo a famosa e linda pintura do “cacto”, pintura essa que foi ganhadora o concurso nacional de “pintura de frotas”, promovido pela revista Transporte Moderno nos anos 90. 

A Brasileiro Transporte e Turismo tinha em sua frota vários tipos de ônibus, desde os modelos altos top de linha para as distâncias mais longas e veículos com motor dianteiro para as linhas próximas de Fortaleza, onde ocorrem muitos pontos de paradas "os famosos pinga-pinga". Nesse portfolio de ônibus, a empresa adquiriu na renovação de frota do ano 2000 as únicas unidades de ônibus com chassi Volkswagen 16.210  e carroceria Comil Campione 3.45, trata-se de 02 (dois) veículos de prefixos 3018 e 3019.

Após a morte de seu fundador em 2003, a Brasileiro Transporte e Turismo resolveu vender as linhas mais rentáveis para a Expresso Guanabara entre elas; Fortaleza x Sobral, Fortaleza x Ubajara, Fortaleza x Martinopóle. Com essa venda, os herdeiros da Brasileiro Transporte e Turismo resolveram encerrar as operações da empresa em 2004 e dividir as linhas que sobraram entre a Pégasus Transporte e Litorânea Viagens, porém, apenas a Litorânea permaneceu com a mesma identidade visual, ostentando o famoso cacto, símbolo da Brasileiro Transporte e Turismo. 

Com a licitação do transporte intermunicipal de passageiros ocorrida no Ceará em 2009, e não participação da Pégasus Transporte e Litorânea Viagens, as empresas deixaram de operar linhas. A Pégasus Transporte permaneceu por um curto espaço de tempo operando no turismo até o encerramento das atividades. Já a Litorânea Viagens transferiu suas operações para o Estado do Maranhão, onde opera linhas até hoje.

Relembre as principais linhas operadas pela Brasileiro Transporte e Turismo;

Fortaleza x Sobral
Fortaleza x Apuiares
Fortaleza x Canaã (Trairi-CE)
Fortaleza x General Sampaio
Fortaleza x Irauçuba
Fortaleza x Itapajé
Fortaleza x Lagoinha
Fortaleza x Martinópole
Fortaleza x Massapê
Fortaleza x Paracuru
Fortaleza x Paraipaba
Fortaleza x São Luis do Curu
Fortaleza x Tejuçuoca
Fortaleza x Ubajara
São Benedito x Ipú
São Benedito x Sobral
Sobral x Guaraciaba do Norte

Um comentário:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.