Header Ads

ad

A tímida participação da Viação Real Bus no intermunicipal do Ceará

Por Fortalbus
O atual sistema de transporte intermunicipal de passageiros do Ceará foi licitado em 2009 e hoje o Estado é dividido em 08 grandes e importantes regiões, operados por 05 (cinco) empresas de ônibus, sendo 04 delas rodoviárias (Guanabara, Fretcar, Princesa dos Inhamuns e São Benedito) e 01 com operação semi-urbana (Via Metro Cariri).

Mais observando a história anterior a licitação, poderíamos encontrar a participação de pequenas empresas de Ônibus que operavam poucos horários e destinos com demanda de passageiros reduzidas, uma delas é o caso da Viação Real. Essa empresa era ligada ao famoso Sr. Uchôa, um empresário com vasta experiência no transporte de passageiros adquirida através das linhas urbanas que operava em Fortaleza. 

Sua presença no transporte intermunicipal era muito tímida, pois a Viação Real tinha menos de 10 ônibus rodoviários presente na sua frota, em grande parte formada por veículos Viaggio GV para atender as linhas Fortaleza x Caridade e Fortaleza x Matias com atendimento destinados para alguns distritos e localidades em seu percurso com menos de 100 km de distância da capital Fortaleza.

Mesmo com a fraca demanda de passageiros, a Viação Real continuou lutando até o último momento com seus veículos guerreiros de motorização dianteira sem deixar de operar nenhum horário, demonstrando robustez ao trafegarem pelas estradas de terra de acesso aos pequenos distritos.

Um dos destaques da Viação Real era a respeito dos prefixos adotados em seus veículos antes da exigência dos códigos do Detran-CE, os números dos Ônibus exibiam sempre os prefixos terminados com o numeral "7". Após a publicação do edital de licitação do transporte intermunicipal em 2009, a Viação Real foi contemplada com o código "010" e com a saída das operações das linhas regulares, a empresa passou a se dedicar a realizar pequenas viagens fretadas até o seu encerramento de fato.   

Hoje suas linhas são operadas pelo sistema de Cooperativa de Transporte Alternativo Complementar do Estado do Ceará, através de micro-ônibus e vans. 

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.