Header Ads

ad

Fortaleza terá 06 miniterminais de ônibus urbanos

Fortaleza terá até 2020 seis miniterminais de ônibus. A informação é do prefeito Roberto Cláudio, durante entrevista. De acordo com o gestor municipal, os quatro primeiros já tem suas áreas definidas e serão construídos até 2019, os outros dois - novidade antecipada por ele - ainda estão em análise e ficarão prontos até o fim da sua gestão. "Eles terão o objetivo de cobrir as lacunas entre os grandes terminais e vão facilitar ainda mais os deslocamentos na Capital com pagamento de apenas uma tarifa e promovendo mais conforto para o usuário", afirma Roberto Cláudio.

Ainda segundo o prefeito, três equipamentos já tem locais definido: no José Walter, será instalado na Avenida Bernardo Manuel, área bem central do bairro; em Messejana, na Avenida Washington Soares, e na Barra do Ceará, na Avenida Coronel Carvalho. "Dois outros pontos também foram analisados, nas proximidades do Polo de Lazer da Sargento Hermínio e Avenida Francisco Sá", frisou ele, acrescentando que o local do miniterminal do Centro também ainda está em estudo, mas deve incentivar a descentralização ou o tráfego de tantos ônibus em determinadas vias e vazio de oferta em outras.

Licitação
A licitação para os primeiros equipamentos de pequeno porte, no José Walter e Messejana, sairá em julho e a obra deve ser entregue em dezembro. Os da Barra do Ceará e Centro devem ser entregues até julho de 2019. "Os outros dois bairros que vão receber os miniterminais ainda vão depender de estudos e da remodelação de linhas, além da demanda dos usuários", diz Roberto Cláudio.

Cada estrutura terá coberta e será enxuta, com banheiros, pequeno comércio, segurança com agentes da Guarda Municipal e videomonitoramento. "O miniterminal do José Walter, por exemplo, beneficiará em média 100 mil pessoas por dia, assim como o da Washington Soares", informa o engenheiro da Prefeitura, Sued Lacerda. "Além de oferecer mais conforto ao usuário, esses equipamentos também vão reduzir a sobrecarga dos atuais terminais de ônibus", pontua o prefeito.

Hoje o sistema de transporte coletivo em Fortaleza movimenta 1,1 milhão de pessoas diariamente em 2.251 ônibus divididos em 325 linhas e, conta com 100 km de faixas exclusivas.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.