domingo, 18 de março de 2018

Viação Piracicabana adquire o primeiro ônibus 100% elétrico de Brasília

Por Fortalbus
O primeiro veículo elétrico de Brasília foi adquirido pela Viação Piracicabana, empresa responsável pela operação da Área 1 que atende a região de Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho 2, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal. O veículo elétrico com emissão zero de poluentes foi produzido pela empresa chinesa BYD, que está no Brasil desde 2013. 

O modelo escolhido nessa aquisição foi o Marcopolo Torino Low-Entry com chassi BYD D9W, com tecnologia para reduzir aproximadamente 1,8 tonelada a emissão de gás carbônico (CO2), o equivalente ao plantio de 11 árvores. O veículo também é equipado com freio a disco regenerativo com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, que proporcionam mais segurança e autonomia ao veículo. Sua estrutura tem material de alta resistência à torção e uso intensivo.

A previsão é que até o fim do ano, outro ônibus 100% elétrico passará a integrar a frota urbana de Brasília. Hoje a capital federal já conta com nove ônibus que usam outro tecnologia em favor do meio ambiente, o biodiesel B-20, e todos os 2,7 mil ônibus que compõe a frota do Distrito Federal estão aptos a rodar com esse combustível. 

Um comentário:

  1. Seria muito bom se os empresários Cearenses tivessem a ousadia de apostar nesse projeto.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados