sexta-feira, 27 de abril de 2018

Grupo Moreira renova frota de ônibus e vem ampliando suas operações

Renovação de pelo menos 10% da frota e ampliar a operação para outras regiões do País. Estas são as duas principais metas do Grupo Moreira de Transportes para 2018, que está há 66 anos no mercado de transporte de passageiros em linhas intermunicipais e interestaduais, fretamento e cargas. A empresa goiana transporta cerca de 1 milhão de passageiros ao ano com frota de 80 ônibus que operam em 31 linhas, 11 das quais em Goiás e 20 em oito Estados e no Distrito Federal.

O grupo é composto pela Empresa Moreira, Araguatur Viagens e Turismo, Moreira Cargas, Tocantins Transporte e Turismo e Expresso, que empregam 322 trabalhadores e gera quase mil empregos indiretos, além de estar presente em 150 postos de venda.

O Grupo Moreira é comandado pelos irmãos Salvador, Sandoval e Sávio Moreira Mariano – filhos de Adiron Moreira e Adélia Mariano, bem como Waldson Moreira da Costa, irmão mais novo dos fundadores. Sandoval Moreira diz que o diferencial da empresa é a qualidade do serviço que presta.

Os ônibus são equipados com itens que garantem o conforto para quem viaja, motoristas e funcionários são treinados para oferecer atendimento personalizado aos passageiros. O grupo vai investir na implantação de tecnologia nos veículos, com a possibilidade de o usuário escolher o filme que quer assistir e a música que pretende ouvir.

Salvador Moreira frisa que parte da longevidade e do sucesso do grupo de transportes à dedicação dos colaboradores. São vários os motoristas, atendentes e pessoal da manutenção com mais de 20 anos de casa. “Sempre valorizamos os que trabalham no grupo”, afirma, lembrando que essa dedicação foi herdada dos pais. Segundo ele, no início, a mãe Adélia Mariano Moreira cuidava pessoalmente dos uniformes e refeições dos motoristas.

O empresário lamenta que o segmento de transportes recebe poucos incentivos governamentais. Segundo ele, as linhas de financiamento para aquisição de novos ônibus são restritas, mesmo sendo uma atividade de interesse popular.

Mas a empresa continua investindo na qualidade do serviço prestado. “Não só com os veículos, mas na forma de atender, com a introdução de novas tecnologias”, enfatiza Salvador Moreira. Um exemplos citado é a venda das passagens, que hoje podem ser feitas de forma presencial ou pela internet, com pagamento em moeda eletrônica – o que já representa 70% – ou em espécie.

Carros de boi
O Grupo Moreira surgiu a partir da iniciativa dos irmãos Ibraim e Adiron Moreira, em 1951. Os dois nasceram na região de Patrocínio, em Minas Gerais, e herdaram do pai, João Moreira da Costa, o gosto pelo transporte. João Moreira, ainda no tempo dos carros de bois, levava toucinho e produtos agrícolas para vender no Rio de Janeiro e trazia de volta cargas de sal para serem comercializadas no armazém da família, sob o comando do irmão Leôncio.

Ibraim, depois de deixar o sítio da família, trabalhou inicialmente como alfaiate. Com o dinheiro que conseguiu juntar, ainda na década de 40, comprou um caminhão e resolveu trilhar o mesmo caminho de João Moreira. Levava cargas de toucinho, rapadura e açúcar mascavo para vender em Belo Horizonte. Na volta, trazia querosene, produtos manufaturados e tecidos. Em 9 de junho de 1951, ele adquiriu um ônibus marca Chevrolet, zero quilômetro, com lotação para 25 passageiros e convidou o irmão Adiron para se tornarem sócios no ramo de transporte de passageiros.

A primeira linha operada pela Moreira Transportes foi de Carmo do Paranaíba para Belo Horizonte. Em 1956, a empresa se transferiu para Goiânia e inaugurou as linhas ligando a capital goiana a Brasília, Anápolis, Trindade, Carmo do Rio Verde e Petrolina.

Na década de 1980, adquiriu a Viação Sousa, que operava nas regiões do Vale do Araguaia e e do Vale do São Patrício, dobrando a capacidade de transporte e o número de veículos. Também foi nesta década que entrou para o ramo de fretamentos, ao adquirir a Cardealtur, que possuía 38 ônibus e operava mais de 10 contratos de transporte de funcionários de empresas, além de atuar no ramo de turismo. Foi nesta época que foi criada a Araguatur Viagens e Turismo.

No fim da década de 1980, o grupo expandiu sua atuação para o recém-criado Estado de Tocantins, com o transporte dos trabalhadores que construíram a capital Palmas. Foi criada, então, a Tocantins Transporte e Turismo, que hoje atua com linhas regulares e fretamento em Tocantins, Goiás e Piauí. A iniciativa mais recente do grupo foi a Expresso Transporte e Turismo, com linhas regulares em Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Com informações: Empreender em Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados