segunda-feira, 23 de abril de 2018

O pioneirismo dos primeiros ônibus a diesel do Ceará

Por Fortalbus
Na distante década de 1950, surgia na capital cearense uma empresa a frente do seu tempo, responsável por importantes avanços e contribuições para o transporte coletivo de passageiros no Ceará. Fundada pelo pioneiro José Assis de Oliveira, a Empresa Santo Antônio iniciou suas atividades em junho de 1952, operando a sua primeira linha Fortaleza x Maracanaú. A cidade de Maracanaú fica localizado na Região Metropolitana de Fortaleza e para atender a ligação com a capital, a Empresa Santo Antonio foi pioneira na implantação dos primeiros ônibus a óleo diesel no Estado. 

Em 1956, a Mercedes-Benz inaugurava sua fábrica no Brasil, lançando também o seu primeiro chassis para ônibus do país, o modelo LP312. Numa iniciativa pioneira, o empresário adquiriu as duas primeiras unidades desse chassis para sua empresa. A estes, foram adaptados carrocerias de madeira com capacidade para 32 passageiros sentados. Os veículos passaram a fazer parte da frota da empresa e ficaram conhecidos como “bicudinhas”, graças ao motor na frente da cabine. 

A Empresa Santo Antonio foi pioneira na utilização dos motores Mercedes-Benz a diesel no Ceará, e naquele momento a empresa já demonstrava a preocupação em buscar uma solução mais racional para a redução dos custos, daí veio a ideia em implementar o processo de substituição da gasolina por óleo diesel nos demais veículos.
Primeiro ônibus com motor a diesel do Ceará
A adaptação das carrocerias de madeira visando a implementação dos motores a diesel deu bastante trabalho, pois a estrutura do capô do veiculo Mercedes era boa, mais alta que a do ônibus a gasolina. Após a bem sucedida adaptação, observou-se que só a diferença obtida com a economia de combustível foi suficiente para cobrir os custos desse investimento. A partir daí todos os empresários da época ficaram curiosos nessa experiência, acompanhando o desenvolvimento desses veículos, que com o passar dos anos, perceberam a rentabilidade da iniciativa feita pela Empresa Santo Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados