Header Ads

ad

Os primeiros ônibus com chassi Volkswagen do Ceará

Por Fortalbus
A MAN Latin America entrou no segmento de ônibus em 1993 com o lançamento do modelo Volkswagen 16.180 CO. O chassi chegou no momento em que o mercado pedia por alternativas no transporte e não marcou apenas o nascimento da linha Volksbus, mas também de um atendimento diferenciado feito na garagem do frotista. Em apenas dois meses, 550 unidades foram vendidas, superando todas as expectativas para o primeiro ano de vida do modelo.

O primeiro chassi Volksbus introduziu no mercado o padrão de prever um capô com isolamento acústico e térmico nos modelos com motores dianteiros para mais conforto na operação. Também contemplava uma demanda por eixo com maior capacidade de carga real para atender à realidade das aplicações, em prol da durabilidade.

O chassi 16.180 CO marcou a estreia da Volkswagen no transporte de passageiros com mais pessoas usufruindo de cada viagem e conforto superior, sempre preservando o baixo custo de aquisição e operação. Essas premissas se consolidaram como pré-requisito em todos os desenvolvimentos da marca a partir dali.

No mercado cearense, o Volksbus chassi 16.180 CO teve uma forte presença entre as empresas de ônibus que encontraram uma alternativa de compra e resultados, por conta de vários itens na qual os empresários almejam tipo; segurança, robustez, desempenho, conforto e economia no consumo de combustível.

Logo em seguida, no ano de 1995, a montadora ingressou no mercado de micro-ônibus com o chassi VW 8.140 CO. Já em 1998 foi apresentado o VW 16.210 CO. Logo nos primeiros anos de atuação no mercado brasileiro de transporte de passageiros, a marca garantiu a vice-liderança em ônibus. Em 2001, veio o primeiro Volksbus equipado com motor traseiro, o VW 17.240 OT, para operações urbanas e intermunicipais. Dois anos depois, chegou o primeiro Volksbus destinado à aplicação rodoviária, o modelo VW 18.310 OT. 

A partir de 2012, com a introdução das normas de emissões Proconve P-7 no Brasil, a MAN Latin America passou a oferecer os primeiros chassis de ônibus equipados com motores MAN cuja tecnologia EGR elimina a necessidade de uso da solução de ureia (Arla 32).

Em sua história de 25 anos, vários modelos marcaram época, mas os chassis para o programa Caminho da Escola têm significado especial. Não faltam motivos nessa trajetória, pois hoje 16 mil Volksbus transportam mais de um milhão de estudantes, permitindo o acesso à educação nos lugares mais remotos do Brasil, atendendo a cerca de cinco mil municípios. É a maior frota do programa do governo.

Comprometida com o desenvolvimento contínuo de todos os seus modelos, os chassis para transporte escolar estão dotados dos mais recentes conceitos de acessibilidade, como a plataforma para dispositivo de poltrona móvel (DPM), que dá mais comodidade a passageiros com deficiência.

Hoje, a empresa oferece diferentes modelos, para as mais variadas aplicações. A MAN Latin America é a segunda colocada nas vendas de chassis de ônibus no Brasil e vem disputando a preferência e a liderança do frotista urbano do Ceará.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.