sexta-feira, 27 de abril de 2018

Viaje na lembrança do Busscar com chassi Scania K112 da Viação Nordeste

Por Fortalbus
A Viação Nordeste ingressou no mercado de transporte rodoviário de passageiros em 1965, desde então já se vão mais de 50 anos percorrendo as estradas entre o Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Nos anos 80 e 90, sua frota de ônibus era repleta de chassis e carrocerias variadas, motivo que deram um charme especial para suas operações e até hoje guardam boas histórias para recordar. 

Entre eles, selecionamos um modelo que ostenta uma das mais marcantes pinturas adotadas pela Viação Nordeste, trata-se do Busscar El Buss 360 com chassi Scania K112 CL. Um veículo de prefixo 0200 fez parte de um lote de ônibus adquiridos nos anos 1989/1990, época em que a Empresa adotava os números corridos, conforme o ingresso dos ônibus na frota. 

O veículo era utilizado na operação das linhas intermunicipais e interestaduais de curta distância, por isso a ausência do ar condicionado, que aliás era pouco utilizado nos ônibus desta época. Além disso, o veículo sempre era escalado para realizar viagens fretadas através da NE Tur.

Observando a história da Viação Nordeste é possível notar a importância dessa empresa para o equilíbrio do sistema, mesmo que ela não reine mais nos trechos operados por conta da forte concorrência. Hoje a Viação Nordeste está passando por um processo de recuperação judicial, e vem cumprindo seus horários com veículos modernos e provando que sua história ainda vai durar por muitos anos.

5 comentários:

  1. Vi este veiculo aqui em fortaleza ha pouco tempo atraz, era de tarde por volta de 16h e ele vinha pela mister hall e entrou a direita na av. perimetral seguindo sentido siqueira, ele ainda estava no jeito da segunda foto com o nome nordeste e prefixo 0200, ele esta com cara de cansado... meio torto para o lado direito e muito sujo,motor fazia um.barulho muito alto que chega a encomodar, ate duvidei que ele ainda estaria sobe a administracao da nordeste, acho que ele foi vendido e nao tiraram o nome da empresa.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que este veículo está como sucata pq não tem mais nao este lindo onibus

    ResponderExcluir
  3. Sim, o veículo atualmente é utilizado por feirantes e quando tem estas tal feirinhas, ficam junto com outros veículos antigos pela Osorio de Paiva. Na última vez que vi ele, estava meio cansado mesmo e ainda possui marcas da Nordeste, como prefixo, nome, entre outros.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados