quinta-feira, 24 de maio de 2018

Semelhança entre as pinturas da Ágape Turismo e R.A. Viagens

Por Fortalbus
A padronização de uma frota é uma importante identificação visual entre o público e a empresa. Por ela, transmite-se uma boa impressão através de uma pintura que se identifique com o seu propósito. Algumas pinturas e cores acabam sendo copiadas até mesmo por empresas em diferentes regiões do País, que geralmente, acontece após a compra de um primeiro veículo usado que não fora descaracterizado.

É comum encontrar ônibus usados onde sua pintura original resiste, mas poucas empresas acabam fazendo dela, a pintura padrão nos demais veículos da frota. Sempre observando as pinturas idênticas entre algumas empresas de ônibus do Ceará com algumas empresas de fora podemos imaginar que houve algum plágio, hoje trazemos uma cópia quase perfeita da identidade visual criada pela Ágape Viagens e Turismo de Fortaleza-CE.

Criada em 2002, a Ágape Turismo que atua no turismo receptivo cearense, ostentava na pintura de seus veículos as cores branca, laranja, azul e vermelho, seguindo a tendência de um visual moderno e equilibrado.

A padronização da Ágape Turismo foi estendida para outra empresa de ônibus, a R. A.Viagens, empresa operadora de turismo e linhas interestaduais, com sede em Timon-MA. A empresa também passou a utilizar este visual em sua frota depois da aquisição de um veículo que pertenceu à própria Ágape Turismo.

Com o passar dos anos e diante das novas aquisições, a pintura da R. A. Viagens passou por algumas alterações, a principal dela é a ausência do meio sol da pintura original, mas até hoje é possível ver a pintura adotada lembrando bastante aquela que inspirou a cor dos ônibus maranhenses.

Com a aquisição dos novos Invictus DD da Comil ocorrida no final de 2017, a R.A. Viagens passou a adotar um novo layout para os veículos que ingressam na frota.

2 comentários:

  1. Muitas vezes é falta de criatividade. Antigamente saía caro, mas as empresas quase sempre repintavam um ônibus ao adquiri-lo usado, o que ultimamente não tem acontecido, gerando uma "salada de frutas" nas estradas e rodoviárias... Nas próprias encarroçadoras encontramos uma mesma pintura em carros de diversas empresas, especialmente lá do Chile rss rss Outra coisa comum nos dias atuais é a perda da identidade; mete um branco no busão e coloca um adesivo, pronto! Já pode rodar. Eu sou muito fã de pinturas criativas ou estilosas.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados