segunda-feira, 18 de junho de 2018

O momento da Expresso Guanabara com produtos Irizar

Por Fortalbus
Na história de 25 anos, a Expresso Guanabara manteve uma parceria com várias carrocerias de ônibus entre elas Marcopolo, Comil, Busscar, Neobus e até os famosos Monoblocos produzidos pela Mercedes-Benz, numa época onde a marca produzia além dos chassis para ônibus. A Guanabara teve essa fase na aquisição de ônibus com carrocerias variadas até 2010, quando decidiu até então pela renovação apenas com produtos produzidos pela Marcopolo, por conta da qualidade comprovada da Geração 7.  

Mas dentro do processo de renovação da frota referente aos anos 2005 e 2006, a Guanabara optou pela aquisição do modelo Irizar Century 370 com 13 metros de comprimento. Essa aquisição aconteceu num momento onde a Guanabara dava novos passos para sua ampliação e marcava a profunda transformação na estética dos veículos, introduzindo características completamente diferentes: uma nova tonalidade de azul, que foi denominado azul Guanabara, passou a ser a cor predominante; o preto ganhou espaço para ampliar a percepção das janelas panorâmicas; o branco e o vermelho passaram a ser usados apenas em detalhes.

Ao todo essa aquisição das carrocerias Irizar ocorreu por conta de um lote de 80 unidades, fruto de uma grande parceria firmada em 2005 para atender todas as empresas rodoviárias do Grupo Guanabara, que na época era limitada apenas as empresas Única, Fácil, Normandy e Útil.

Para a Expresso Guanabara os veículos chegaram em duas configurações Mercedes-Benz, sendo o chassi O-500R para os ônibus ano 2005 e O-500RS para as unidades 2006. Todos os veículos eram equipados com 46 poltronas, monitores LCD 15", geladeira, cabine para o motorista, ar condicionado e sanitário.

Conforme a renovação de frota ia acontecendo, os veículos Irizar se despedia da Guanabara, deixando um legado de uma carroceria de padrões internacional e com forte tendência para viagens de longa distância em turismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados