sábado, 9 de junho de 2018

Terminal Messejana passa a ser o mais moderno e mais bem estruturado de Fortaleza

Com ampliação de 70% do espaço, o equipamento passou de 4 mil m² para 6,8 mil m² de área construída, contando com novas instalações, como prédio administrativo, bilheteria, passarelas, elevadores, novos boxes, cobertas metálicas e três plataformas de embarque e desembarque. Com a finalização das obras, foram criadas 33 paradas de ônibus distribuídas nas três plataformas, construídas para proporcionar mais acessibilidade e conforto no acesso às 58 linhas que operam dentro do terminal.

O interior do novo equipamento também passou a contar com pavimento rígido em concreto, garantindo a longevidade da pista e diminuindo a incidência de buracos, sendo muito mais resistente ao intenso fluxo de ônibus, que registra uma média de 242 veículos/hora.

“Essa é mais uma intervenção do Juntos Por Fortaleza, em que unimos forças e recursos destinados a várias áreas, incluindo mobilidade urbana. Essa é uma das áreas de Fortaleza que mais cresce, por isso, ampliamos o tamanho e estrutura para atender essa demanda crescente. Além da estrutura, procuramos adequar os espaços de comércio, banheiros, além de utilizar tecnologia de ponta. Tudo para se ter conforto, segurança e agilidade”, afirmou o Prefeito Roberto Cláudio.

Orçada em R$ 22 milhões, as obras do novo terminal incluíram, ainda, a construção de um posto para a Guarda Municipal, área administrativa, bilheterias, bicicletário, boxes de variedades, banheiros acessíveis, sala de controle, almoxarifado, refeitório, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), área para descanso de motoristas e cobradores e um amplo estacionamento para ônibus.

Nova operação de ônibus
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) organiza a operação das 58 linhas no novo Terminal de Messejana que apresenta uma novidade: o embarque e desembarque serão “em nível”, na plataforma central, de forma semelhante às estações dos corredores exclusivos de ônibus.

Evitando acidentes e conflitos entre ônibus e pedestres, a travessia entre as plataformas do terminal de Messejana é feita exclusivamente por meio de escadas ou elevadores. A acessibilidade é prioridade no terminal que conta com dois elevadores, piso tátil, sinalização em braile e passarelas. Outra novidade é a área de convivência dos operadores, favorecendo o descanso dos motoristas e cobradores entre turnos e intervalos. O terminal conta ainda com um novo estacionamento seguro e adequado para os ônibus e espaço reservado para vistoria dos veículos.

O equipamento possui ainda diversos serviços como painéis de previsão de chegada dos ônibus, wi-fi, espaço para recarga do Bilhete Único, bicicletário, estação do Bicicletar, Bicicleta Integrada, além da central de distribuição de medicamentos, caixas eletrônicos e terminal literário.

4 comentários:

  1. E nada de novos articulados para ocupar mais linhas que precisam

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fortaleza pelo belo e funcional equipamento.
    Aqui em Pernambuco sempre acompanhando a evolução do transporte público de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  3. Varias capitais do brasil e do mundo a fora é indispensável ônibus articulado na frota e aqui são apenas 8 desse porte. Uma vergonha para o sistema de fortaleza isso!
    Esse é o chamado "EXPRESSO FORTALEZA (BRT)? nunca no brasil!
    Sistema BRT são semelhantes ao metrô só que com ônibus de alto porte.
    Pagamento nas estações e não existe catraca nos ônibus!interessante que a passagem sempre aumenta né?! Piada isso. O terminal está excelente.
    Mais pra mim esse sistema expresso fortaleza nunca sera um sistema BRT! Falta muito ainda.
    Alô prefeito de fortaleza se quer imitar que faça direito!

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados