sábado, 30 de junho de 2018

Terra Luz Transportes encerra sua participação no transporte de Fortaleza

Por Fortalbus
Em 2012, a Prefeitura licitou o sistema de transporte de passageiros em Fortaleza, onde 14 empresas operadoras ficaram responsável pela prestação e exploração das linhas de ônibus urbanas da cidade, divididas em 05 consórcios. Em apenas seis anos de transporte licitado, as pequenas empresas de ônibus Rota Expressa Transportes e Cearense Transportes anunciaram o encerramento de suas operações. Hoje está chegando a vez da Terra Luz Transportes Urbanos S/A dá adeus ao Sistema de Transporte Integrado de Fortaleza.

A Terra Luz Transporte opera no Sistema Integrado de Fortaleza há 15 anos, sendo a menor empresa de ônibus do sistema com uma frota de 59 veículos, mesmo assim a mesma era reconhecida pelos bons serviços prestados nos últimos anos a cidade. Recentemente a Terra Luz alcançou um grande feito em prol de seus usuários, conseguiu em menos de 1 ano, renovar 20% da sua frota com veículos novos, modernos e com ar condicionado.

Originária de um tradicional grupo familiar do ramo de transportes de passageiros do Ceará. A Terra Luz Transportes foi fundada em 2003, após uma cisão da Rota Expressa S/A. A empresa é participante do SIT-FOR através no consórcio Expresso 5, mesmo Consórcio que em 2015 teve que lidar com desistência operacional de outra Empresa associada, a Cearense Transportes. 

Com a saída da Terra Luz Transportes, o Consórcio Expresso 5 vai adotar uma medida de distribuição de linhas e tabelas entre as empresas que fazem parte do Consórcio; São José Transportes, Viação Siará Grande e Fretcar Transporte Urbano, visando atender os passageiros e recompor a frota de ônibus, sem causar prejuízo aos usuários no seu dia a dia.

Agora só nos restam como pesquisadores do transporte de passageiros lamentar a saída da Terra Luz Transportes, e aproveitarmos das lembranças de seus ônibus que ainda estão cruzando as ruas e avenidas de Fortaleza atá hoje (30), para pensarmos na situação de dificuldades na qual vive o setor.
Sem dúvidas a Empresa fez soube marcar presença e historia no transporte urbano, através de sua eficiência, frota, qualidade e compromisso de seu diretor Carlos Feitosa de Albuquerque e seus colaboradores com os usuários da cidade de Fortaleza nesses 15 anos de atividades, com grandes motivos para guardarmos sempre na memória do transporte coletivo do Ceará.

Alerta!
Porém vale ressaltar, que outras empresas do sistema também estão enfrentando limitações operacionais devido à crise que se abateu no transporte coletivo de Fortaleza, grande parte disso se deve a queda no número de passageiros transportados, a evasão de uma parcela de pessoas que não pagam a tarifa, as gratuidades, o descumprimento dos contratos de concessão nos reajustes tarifários acordados e a alta carga tributária embutida no setor de transportes.

Tudo isso fazem com que as empresas enfrentem um alto grau de endividamento e risco de insolvência, atingindo especialmente as pequenas e médias empresas como ocorreu com a Rota Expressa, Cearense e agora a Terra Luz, afetando também a qualidade do serviço ofertado ao usuário.

10 comentários:

  1. E uma perda que não tem palavras para descrever uma pequena empresa que estava se destacando como uma empresa de grande porte mais uma que vai deixar saudades como outras que passou e também deixou saudades

    ResponderExcluir
  2. Como usuário e colaborador de uma das empresas me questiono. De quem será a culpa se não de quem foi eleito por nós mesmo para comandar esse nosso condenado país. Você elegeu quem? É o que ele está fazendo para que coisas desse tipo não aconteçam. Oremos!

    ResponderExcluir
  3. Vc abordou uma materia muito importante tudo de errado q acontece nesse pais e responsabilidade dos incompetentes políticos q a cada dia e uns pioresq os outros

    ResponderExcluir
  4. ... a queda do número de passageiros transportados... o único momento que encontro ônibus que possa transportar de forma justa é no intervalo de horário 12:00 - 14:00 horas, fora isto, é preciso disputar um espaço na janela.

    ResponderExcluir
  5. Deve ter sido muito roubo interno porque falta de passageiro acho dificil.

    ResponderExcluir
  6. A Santa Cecília não perdeu tempo e já adquiriu algumas unidades da extinta Terra Luz, principalmente os volvo 2018 ...

    ResponderExcluir
  7. Não sei que crise é essa... o serviço por ônibus (e topic) deixa a desejar... quem pode, compra seu carro ou utiliza uber/piratas... as empresas não oferecem serviço adequado. .. dia de Domingo é triste a realidade. Meia hora, uma hora de intervalo entre ônibus de uma linha. EStá certo isso???

    ResponderExcluir
  8. Nossa muito triste com isso,era uma empresa de compromisso, nossa! lamento muito gente ficou desempregado, realmente fico muito triste ☹️

    ResponderExcluir
  9. Muito triste a Saida da terra luz do setor de transportes. Era uma empresa muito querida e que estava com sua frota nova circulacao era para ter uma ajuda de custo para as empresa poder se manterem e não ter que declarar falência

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados