sexta-feira, 27 de julho de 2018

A saída da Litorânea Viagens do intermunicipal cearense

Por Fortalbus
Entre 2004 e 2009, a Litorânea Viagens marcou sua participação no transporte intermunicipal do Ceará através das linhas de curtas distância. A Empresa surgiu em 2004, após uma cisão da Brasileiro Transporte e Turismo, onde várias linhas e ônibus foram transferidas para a Litorânea Viagens e Turismo. Nesta ocasião, a Litorânea decidiu permanecer com a mesma identidade visual da sua matriz, ostentando a tradicional pintura do símbolo cacto.

A operação da Litorânea Viagens se destacava por conta de alguns veículos que atendiam as linhas com as seguintes cidades cearense;  Fortaleza x Apuiarés, Fortaleza x Pentecoste, Fortaleza x General Sampaio, Fortaleza x Itapajé, Fortaleza x Tejuçuoca, Fortaleza x Canaã e Fortaleza x Cemoaba. 

A variedade de sua frota de ônibus era vasta, ostentando vários modelos como; Cobrasma, Busscar Mini Micruss e El Buss 360, Comil Campione/Vision 3.45 e Versatile, Mascarello Roma MD e os Marcopolo Senior, Ideale 770, Andare Class, Viaggio GV 1000, além do Paradiso GV 1450 com chassi Volvo B10M que sempre era escalado na linha Fortaleza x Pentecoste, com apenas 92 km de percurso.

Até que em 2009, a Litorânea Viagens decidiu não participar do processo licitatório das linhas do transporte intermunicipal cearense. Com o resultado da licitação, a Litorânea Viagens passou a se dedicar a sua operação nas linhas metropolitanas de Fortaleza, além do área de Turismo. Em 2011, a Litorânea Viagens decidiu vender suas linhas metropolitanas para a Fretcar Transportes.

A saída encontrada pela Litorânea Viagens para continuar atuando no setor de transportes, foi transferir grande parte de suas operações para o Estado do Maranhão em 2011, onde a Empresa atua operando nas linhas intermunicipais. Até hoje no Maranhão, é possível encontrar seus veículos realizando partidas e chegadas, om parte da frota que antes já transportou passageiros que viajavam de Fortaleza para os municípios cearenses.

Um comentário:

  1. Saudades da expresso brasileiro linda pintura lindo nome saudades eterna

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados