Header Ads

ad

Guanabara completa 20 anos de operações nas linhas para o Centro-Oeste

Por Fortalbus
Um grande marco no processo de expansão da Expresso Guanabara foi o inicio de suas operações das linhas que ligam várias cidades do Ceará com a região Centro-Oeste em 1998. Essa operação teve inicio através da compra estratégica da operadora Viação Ipú (Vipu), essa aquisição permitiu que a Expresso Guanabara atuasse nas linhas Fortaleza x Brasília, Fortaleza x Goiânia, Sobral x Brasília e Sobral x Goiânia.

Na época, esse foi o maior passo dado pela Guanabara até então, onde a Empresa ganhou um alcance no mercado nacional e não só mais regional. O inicio da Guanabara nessas linhas veio repleto de novos desafios, onde foi preciso fazer vários reajustes operacionais, além de criar toda uma estrutura de venda das passagens e pontos de apoio nas rodovias BR-116 e BR-020. 

Outras dificuldades enfrentadas inicialmente pela Guanabara nas linhas do Centro-Oeste foi as condições precária das estradas, onde a Empresa teve que criar um esquema de manutenção maior para os veículos e infraestrutura de apoio para os motoristas, além da longa extensão dos percursos entre o Ceará e Goiás que são entre 44 e 48 horas de viagem.

Para chegar em Brasília e Goiânia, os ônibus da Guanabara tinham duas alternativas de itinerário. Uma passava pelo sul do Piauí e outro percurso era via Petrolina em Pernambuco, mas ambas se encontravam na cidade de Barreiras na Bahia. Na época, a maioria das operações para o Centro-Oeste era feito diretamente pela BR-020. 

Com o passar dos anos, a Guanabara foi gradualmente, diversificando suas operações para atender mercados em regiões até então inexploradas. Até que em 2009, a Guanabara adquiriu a Viação Planalto de Campina Grande que permitiu a operação das linhas Natal x Goiânia e João Pessoa x Brasília. 

Hoje as linhas que partem do Nordeste rumo a região Centro-Oeste representa uma importante parcela no crescimento das operações da Expresso Guanabara no cenário nacional, pois é em Brasília e Goiânia onde as empresas rodoviárias do Grupo Guanabara realiza com maestria sua conexões para outras cidades em diferentes regiões do país.  

Linhas diretas da Expresso Guanabara que partem do Centro-Oeste:

Brasília x Sobral
Brasília x Fortaleza 
Brasília x Juazeiro do Norte
Brasília x Natal
Brasília x João Pessoa
Brasília x Picos
Brasília x Petrolina
Goiânia x Sobral 
Goiânia x Fortaleza
Goiânia x Cajazeiras
Goiânia x Natal
Goiânia x Picos
Goiânia x Petrolina

3 comentários:

  1. Tive a honra de ser um funcionário dela durante maravilhosos 7 anos uma empresa simplesmente espetacular

    ResponderExcluir
  2. Preferia que a saudosa VIPU ainda estivesse viva.

    ResponderExcluir
  3. Fj concordo a Guanabara cresceu de mais e monopólio total

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.