quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Como funciona o ar condicionado nos ônibus rodoviários

A presença do ar-condicionado dentro dos ônibus rodoviários se tornou algo indispensável, não só pelo fato de deixar o ambiente geladinho, mas também de renovar o ar e não fazer a sua pressão baixar em sua viagem. Muitos passageiros já devem ter reparado que existem diferenças de temperatura dependendo da poltrona escolhida. Existe um motivo para isso, e explicamos como funciona o sistema a seguir:

• Os ônibus são programados para manter a temperatura do ar condicionado em 22°.

• O sistema de ventilação fica localizado no centro do corredor. Consequentemente, a parte central do ônibus fica mais fria. Portanto, se você gosta de temperaturas mais baixas, procure comprar a sua passagem entre as poltronas 13 e 24.

• Na parte de trás do ônibus, além da maior distância para a central de ventilação, é onde fica localizado o motor. Como ele esquenta, a tendência é que a temperatura fique mais elevada nesta parte. Por isso, da poltrona 33 para trás, a temperatura pode ficar mais alta.

• Assim, a melhor forma de viajar em uma temperatura adequada é comprar as poltronas da frente do ônibus, onde o ar condicionado não estará tão forte e não há fontes de calor.

• O sistema de temperatura não possui calefação. Ou seja, caso o motorista ligue o ar condicionado em um dia frio, mesmo programando a temperatura para 22°, a tendência é que o interior do ônibus fique mais frio que a parte externa.

• Por conta do tamanho dos ônibus, em dias de calor extremo, próximo a 40°, dificilmente o sistema conseguirá manter a temperatura nos 22° durante toda a viagem.

• Quando necessário, os motoristas acionam o ar condicionado antes de iniciar o embarque, para que a temperatura seja reduzida no momento da entrada dos passageiros, trazendo mais conforto para todos.

• O sistema de ar condicionado passa por manutenção preventiva e higienização constante, eliminando fungos e bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados