sexta-feira, 31 de agosto de 2018

O serviço de micro-ônibus que foram usados pela Pégasus

Por Fortalbus
Em 2009 o governo dividiu o estado do Ceará em bacias. No total foram oito, das quais cinco empresas levaram os lotes disponíveis: Empresa São Benedito, Expresso Guanabara, Viação Princesa, Fretcar e Via Metro. O lote que estava pendente era o de número 5, que tem Itapipoca/Acaraú como municípios pólos. A concorrência foi aberta em junho de 2009, data em que o Tribunal de Justiça já houvera cassado dezenas de liminares em processos interpostos por médios e pequenos empresários inconformados com as exigências contidas no edital. Uns estrilaram até sem razão, porque ficaram de fora por falta de condições para atender exigências básicas.

Uma dessas empresas era a Pégasus Transportes, que trazia como sua marca uma das figuras mais emblemáticas da mitologia grega, o cavalo com asas considerado símbolo da imortalidade, a Pegasus atuou no transporte intermunicipal de passageiros no Ceará entre 2004 e 2010, com linhas que ligavam Fortaleza à cidades e praias do litoral oeste do Estado, como Paracuru, Paraipaba e São Gonçalo do Amarante. 

Diante da grande concorrência com o transporte clandestino, a Pégasus Transportes optou mudar sua operação, dando mais agilidade com uma frota de seis microônibus Marcopolo Senior/Mercedes-Benz LO-915, todos com ar-condicionado. A aquisição desses veículos climatizados trouxe um conforto a mais aos passageiros, principalmente para aqueles que se dirigiam para o destino mais procurado, a cidade de Paracuru.

A Empresa surgiu em 2004 com a cisão da Empresa Brasileiro Transportes, onde parte de suas linhas não adquiridas pela Expresso Guanabara, e o restante das operações foram divididas entre a Litorânea e a própria Pegasus. Cada uma atuava com sua região específica de atuação, a tradicional empresa deixou de herança para a Litorânea a sua identidade visual, já o símbolo que estampavam dos executivos da Brasileiro, o cavalo Pegasus, serviu de inspiração para a marca da Pégasus.

2 comentários:

  1. Naquela época isso sim nos tínhamos um serviço de qualidade empresas diferentes hoje não está mudado todo. Que saudades da empresa vale do jaguaribe que pena mesmo

    ResponderExcluir
  2. Grande empresa pégasus e seu lindo símbolo e sua cor predominante amarelo era figura destaque no Paracuru via São Gonçalo

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados