quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Ônibus panorâmicos devem operar até o fim de setembro em Fortaleza

A Filuca Turismo e Transporte, empresa vencedora do edital para fazer a operação da linha de ônibus turística (hop on hop off) de Fortaleza deve vir à Capital no dia 8 de agosto para realização uma última checagem dos detalhes antes do início da rota. De acordo com o titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Régis Medeiros, até o fim de setembro os veículos devem começar a circular.

"Eles (Filuca) vão fazer um reconhecimento de campo de todo o roteiro que está previamente determinado, das paradas, do tempo, das vias, até porque como o ônibus é muito alto nós temos que ver ruas e avenidas têm a estrutura necessária. Tudo isso já foi feito, eles só vão passar um pente fino antes do início da operação dos ônibus", afirma o secretário. Ainda segundo ele, cada roteiro deve ter cerca de 17 quilômetros.

A empresa responsável fará ainda durante a visita uma reunião com os órgãos envolvidos na operação, como AMC, Etufor, Setfor e Secretaria de Conservação e Serviços Públicos em que serão definidos a data de inauguração da rota, horários, tempo de espera e outros pormenores. Segundo Régis, a linha turística contará com três veículos, dois para fazer o trajeto diariamente e um de backup para quando os outros dois precisarem ser substituídos em alguma ocasião.

"Estivemos em Salvador na quarta passada fazendo o roteiro de lá, conhecendo a operação da empresa, vendo como são as paradas, a logística e tudo o mais. Ficamos muito satisfeitos com tudo que vimos", acrescenta Régis Medeiros.

O secretário destaca ainda que a rota da capital baiana é um sucesso e que a de Fortaleza tem tudo para seguir o exemplo de lá, com possibilidades até de expansão futura.

Novas rotas
O titular da Setfor admitiu ainda que já está pensando na possibilidade de uma segunda rota turística para operar em Fortaleza, mas que ainda não há uma previsão para isso. "A ideia é de que isso não seja engessado. Eles vão começar com a primeira rota, fazer todo o teste, pensar na ampliação da rota, na colocação de mais ônibus e de novas paradas dependendo da demanda e, futuramente, em outro roteiro", destaca. Ele explica que o esquema já existe em outras partes do mundo com roteiros distintos que têm pontos em comum permitindo que o turista passe de uma rota para outra.

Outros serviços
Além de dar destaque nos pontos turísticos escolhidos para serem paradas da linha, a operação agregará e poderá dar visibilidade a outros projetos de turismo, revela o secretário de turismo de Fortaleza. "Haverá uma parada na Praça do Ferreira, no Centro, e lá já existe um circuito a pé que apresenta as praças, museus, passeio público. O turista que descer na Praça do Ferreira poderá agregar esses outros pontos também. E da mesma forma no polo gastronômico da Varjota, na Av. Monsenhor Tabosa", explica Régis Medeiros.

Ele ressalta ainda que no livrinho do ônibus estarão todos essas opções e atrativos agregados, linkando uma coisa com a outra. "Eu sempre costumo falar que nós vamos trabalhar esses pontos, empacotar e colocar em um lugar de melhor visualização para que o turista possa consumir", afirma o secretário.

Itinerário
A Prefeitura sugere que o custo do bilhete seja de R$ 40. A empresa vencedora da licitação, entretanto, deverá formular a tarifa, sendo que cada bilhete deverá garantir ao usuário o acesso ao ônibus pelo período de 24 horas. O ônibus turístico deve sair da Praça da Estação, no Centro, passando pelos principais pontos turísticos da zona hoteleira e do centro histórico, com paradas no Dragão do Mar, Boteco Praia, Feirinha da Beira Mar, Mercado dos Peixes, Praça Portugal, Museu da Fotografia, Polo Gastronômico da Varjota, Estoril e Mercado Central. Os locais poderão sofrer alterações de acordo com o interesse da Prefeitura e demanda dos usuários.

Os pontos de embarque e de desembarque do ônibus turístico deverão ter identidade visual própria e o serviço estará disponível diariamente, das 8h às 19h.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados