terça-feira, 21 de agosto de 2018

Sistema urbano de Fortaleza já conta com 140 ônibus de portas dos dois lados

Por Fortalbus
O sistema de transporte urbano de Fortaleza nos últimos anos tem passado por um processo de remodelação e uma das mudanças ocorridas nesse período, tem sido a entrada de veículos com cinco portas, facilitando o embarque em ambos os lados. De 2015 até hoje, a cidade de Fortaleza já conta com 140 unidades de ônibus do tipo padron.

A configuração dos ônibus "tipo padron", varia dependendo do chassis e carrocerias, mas no geral conta com 13,2 metros, possuindo três portas do lado direito e duas do lado esquerdo. Hoje as empresas operadoras; Viação Santa Cecília, Auto Viação São José, Maraponga Transportes, Auto Viação Dragão do Mar, Viação Siará Grande, Auto Viação Fortaleza e Vega Transportes S/A contam com veículos de duplo embarque em suas frotas.

A utilização desses veículos "tipo padron" é destinada para a operação das linhas que fazem uso do corredor de ônibus e depois precisam trafegar em vias convencionais com embarque/desembarque ao lado direito para complementar seu itinerário, como é o caso das linhas ue acessam o BRT Bezerra de Menezes e muito em breve, o corredor BRT Aguanambi.

Esses novos tipos de ônibus fazem parte do compromisso assumido pela Prefeitura de renovar a frota na cidade oferecendo mais conforto aos usuários e diminuindo o tempo de espera nos pontos e facilitando os  deslocamentos dos passageiros, através de veículos maiores e de fácil acesso nas plataformas elevadas presentes nas estações BRT.

2 comentários:

  1. No meu ponto de vista, os embarques e desembarques não deveria ter sido mudado.porque os ônibus padron seguem o que já era. Agora ficou uma bagunça. Alguns com entrada pela frente e os padrões com embarque na traseira.

    ResponderExcluir
  2. Particularmente acho esse BRT bizarro. Não tem carro padron, e discordo do embarque traseiro nas linhas. E linhas como a 026 já deviam ter ônibus articulados a muito tempo.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados