Header Ads

ad

Embarque nos 70 anos de história da Princesa do Norte

Fundada em 1º de Janeiro de 1948 pelos empresários Olímpio Ribeiro França, José Medeiros de Melo e João Bernardes da Silva, a Empresa Princesa do Norte surgiu com o objetivo de ligar a cidade de Santo Antônio da Platina-PR às localidades próximas. Foi mais longe e fez muito mais do que isso.

A empresa começou com frota de apenas oito ônibus. Ao longo dos anos, expandiu-se e, hoje, opera em sete unidades da Federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. A frota de 141 veículos é uma das mais novas no País. São veículos Executivos Express (com ar frio, ar quente, frigobar, DVD, monitor, som ambiente e descansa-pernas), veículos convencionais com e sem ar condicionado, micro-ônibus e modelos do tipo Sprinter.

Com essa frota, a Princesa do Norte opera no transporte rodoviário interestadual e intermunicipal de passageiros, no segmento suburbano e no municipal, no transporte de encomendas, turismo e fretamento contínuo para o transporte de funcionários de empresas

Para garantir a total segurança dos passageiros, todos os profissionais da empresa submetem-se constantemente aos treinamentos específicos exigidos pela legislação, além de cursos de aperfeiçoamento desenvolvidos pelas mais renomadas empresas do país. Todos os veículos da Princesa do Norte são inspecionados diariamente por profissionais gabaritados, que executam manutenções corretivas e preventivas em suas diversas unidades de apoio.

Linha do tempo da Princesa do Norte

* Em 30 de dezembro de 1952, a operadora adota a razão social de Empresa Princesa do Norte Ltda.

* Em 1955, ela amplia sua frota e passa a operar novas linhas, sendo a mais importante a de Santo Antônio da Platina-PR a Curitiba-PR.

* Em 1961, a Empresa Princesa do Norte inaugura a linha Santo Antônio da Platina-PR a São Paulo-SP e adquire a Empresa Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Wenceslau Braz-PR.

* Em 1981, é adquirida a empresa Pássaro Azul, da cidade de Piraju-SP.

* Em 1º de julho de 1988, a família Medeiros vende a Empresa Princesa do Norte Ltda. ao grupo Franceschini, de Curitiba-PR.

* Em 1º de janeiro de 1996, a Empresas Reunidas Paulista compra a Empresa Princesa do Norte do Grupo Franceschini, investindo na renovação da frota, na informatização e no treinamento dos funcionários.

* Em 10 de dezembro de 2003, o Grupo Áurea assume a Empresa Princesa do Norte, promovendo uma renovação ampla em sua frota, com a incorporação de ônibus novos e modernos, com nova pintura e layout e a informatização de todos os setores da empresa.

* Em 2006, a Princesa do Norte, já sociedade anônima, adquire a Empresa de Ônibus José Brambilla Ltda. No ano seguinte, compra as linhas de Lins-SP a Maringá-PR e Marília-SP a Maringá-PR.

* Em julho de 2008, é adquirida a operação da Empresa Turismar Transportes e Turismo. Também são incorporadas as linhas Brasília-DF a Curitiba-PR ( convencional e semileito) e a linha Brasília-DF a Porto Alegre-RS. 

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.